Categories: Featured

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e comércio de armas em Cáceres

Investigações iniciaram em 2023 identificando a atuação do grupo criminoso na região

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia Regional de Cáceres (228 km a oeste de Cuiabá), deflagrou na manhã desta quinta-feira (15.08), a Operação Resquício para cumprimento de 41 ordens judiciais, contra membros de uma organização criminosa instalada em todo o Brasil e com ramificação na região oeste de Mato Grosso.

Os mandados, sendo 13 de prisão preventiva, seis de busca e apreensão domiciliar e 22 de medidas cautelares diversas de prisão, foram expedidos pela Quarta Vara Criminal de Cáceres, com base em investigações da Polícia Civil com foco no combate aos crimes de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e expansão do crime organizado na região.

As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Cáceres, Mirassol d’Oeste e Cuiabá. Os trabalhos contam com apoio das equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especial de Fronteira (Defron), CanilFron e também da Força Tática e 6º Batalhão da Polícia Militar.

A investigação teve início em abril de 2023, após denúncias de que integrantes de uma organização criminosa utilizavam uma residência no bairro Jardim Marajoara para atuar com a venda de entorpecentes. Com base nas informações, a polícia passou a monitorar o local, onde foi identificado um dos investigados, apontado como figura-chave dentro da organização criminosa.

O desdobramento das investigações levou à descoberta de uma complexa rede de comunicação entre os membros da organização criminosa, que evidenciou não apenas o tráfico de entorpecentes, mas também a atuação da facção na comercialização de armas de fogo, fortalecendo a estrutura criminosa na região.

O delegado Regional de Cáceres, Higo Rafael Ferreira de Oliveira, coordenador da operação, destacou o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso em entregar trabalhos qualificados ao Ministério Público e ao Judiciário, e ressaltou a colaboração de todas as equipes policiais e órgãos envolvidos, que possibilitaram a desarticulação da organização criminosa na região.

“A Polícia Civil de Mato Grosso está empenhada em combater o crime organizado e garante que operações como esta continuarão a ser realizadas para garantir a segurança da população e o enfraquecimento das facções criminosas no estado”, disse o delegado.

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

10 horas ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

10 horas ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

10 horas ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

10 horas ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

12 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

12 horas ago