Para participar dos debates, painéis, fóruns e palestras, roda de conversa, além de uma feira com exposição de tecnologias envolvendo educação, focado em educadores e gestores, a Seduc enviou os coordenadores de Gestão Pedagógica das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs), além da secretária-adjunta de Gestão Educacional, Nadine Moreira, e a superintendente de Desenvolvimento, Aplicação, Saúde e Segurança, Jessica Campos.
Em dois painéis do evento, Nadine Moreira mostrou o Plano EducAção 10 Anos, que tem a meta de colocar Mato Grosso entre as cinco melhores redes de educação pública do país até 2032. São 30 políticas monitoradas por meio da plataforma digital denominada Painel de Gestão Educacional.
As apresentações também destacaram os eixos de trabalho da Seduc: Impacto educacional, Equidade e diversidade, Tecnologia e educação, Valorização Profissional, Gestão para Resultados e Infraestrutura.
“Foi oportuno mostrar ao pais o que a rede estadual de ensino tem feito para alcançar a excelência no ensino e na aprendizagem. Foi marcante vermos boas práticas com visão de futuro, além de podermos acompanhar e dialogar sobre as constantes mudanças educacionais provocadas pelas inovações e, inevitavelmente, pelas transformações sociais”, avaliou Nadine.
A secretária-adjunta disse, ainda, que a Participação da Seduc em um evento de projeção nacional e internacional sobre educação e tecnologias mostra o quanto a pasta tem focado na formação dos profissionais da educação. “Refletimos sobre vários aspectos, inclusive, sobre um tema muito atual que é a indispensabilidade da integração da gestão das políticas públicas de educação”, completou.
Representando a DRE do polo Cuiabá, o coordenador de Gestão Pedagógica, Diego Macedo, destacou o quanto foi importante a Seduc ter levado ao conhecimento de educadores de todo o país e da América Latina os resultados do Plano educação 10 Anos.
“A Seduc mostrou como assume o compromisso pela inovação. Foi gratificante ver tudo isso e saber que também faço parte desse processo de evolução. Tudo o que vimos aqui contribuirá para o fortalecimento das práticas integradoras e integrativas do planejamento, da implementação e da avaliação dos eventos nos quais se desdobram as políticas públicas de educação”.
A coordenadora de Gestão Pedagógica da DRE do polo Sinop, Suzana Fabrin, falou que ter participado da Bett Brasil foi uma experiência indescritível.
“Foi um sonho que se concretizou. Agradeço à Seduc por ter me dado esta oportunidade. Agora, irei retribuir repassando aos colegas do meu polo tudo o que presenciei nesses quatro dias”.
Em relação às tecnologias, ela disse ter ficado sat, pois, na rede estadual elas já estão usadas. “Uma novidade que vai agradar, principalmente aos professores, é o uso da inteligência artificial no planejamento de aulas”.
O coordenador de Gestão Pedagógica da DRE do polo Juína, Alex Valadão Toledo, destacou que ver a educação de Mato Grosso em um contexto de nível internacional foi uma oportunidade magnífica.
“Avaliei as nossas construções enquanto profissional, de modo individual e coletivo, sobretudo para a educação indígena. Vou reunir toda a nossa equipe para compartilhar o que vivenciei. Muitas ações já realizamos, no entanto, isso precisa ficar ainda mais perceptível por todos que fazem parte desse processo”, finalizou.
BETT BRASIL
Focado em gestores e educadores do Brasil e da América Latina, o evento que acontece há 29 anos debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…