Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Segundo a Polícia Federal, estima-se que o grupo enviou toneladas de drogas e diversas armas.
A Polícia Federal prendeu sete investigados, nesta quarta-feira (22), por enviar drogas e armas escondidas em veículos alugados para outros estados. A ação faz parte da Operação Escamotes que também cumpriu outros 13 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PF, as ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Vitória da Conquista, na Bahia e Hidrolândia, em Goiás.
De acordo com a Polícia Federal, estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo.
A polícia apontou que o grupo situado em Cuiabá enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.
As investigações começaram em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava cerca de 40 kg de droga no fundo falso de um veículo. Com a apuração do caso, a polícia chegou até os líderes do grupo criminoso.
A operação contou com aproximadamente 50 policiais federais e oito membros do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
O nome da operação deriva do verbo escamotear, que significa: “encobrir (algo) com rodeios ou subterfúgios”, fazendo alusão ao modus operandi do grupo, que transportava os entorpecentes em fundos falsos produzidos nos veículos.