Local se encontra isolado, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Uma paciente de 51 anos, que necessita de atendimento especializado de urgência, foi transferida do Hospital Municipal de Salto do Céu, a 383 km de Cuiabá, para o Hospital Regional de Cáceres, a 250 km da capital, em um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), nesta terça-feira (14).
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a solicitação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), após o hospital identificar a necessidade da paciente.
Devido as chuvas intensas, Salto do Céu se encontra isolado, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Quatro profissionais do Ciopaer se deslocaram de Cuiabá para o município para realizar o transporte da paciente, com acompanhamento de um médico durante o trajeto.
Segundo o piloto-comandante, tenente-coronel da PM Rafael Dias Guimarães, o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, devido à mobilidade, permitindo resgates e operações aeromédicas em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.
Temporal
Imagens mostram parte do município de Rio Branco (MT) alagado pelas chuvas
As fortes chuvas causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco, a 361 km da capital, e Salto do Céu. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região.
Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.
Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.