Animal, segundo a equipe de veterinários, estava com uma ferida no corpo e infestada de carrapato.
A onça-pintada que foi resgatada depois de cair em um poço desativado de cerca de 5 metros de profundidade, na última sexta-feira (11), passou por tratamento de saúde em Mato Grosso do Sul e, nessa quinta-feira (17), foi solta na mesma região do resgate, em Santa Cruz do Xingu, a 1.230 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), foi realizado um procedimento cirúrgico odontológico, além de exames clínicos, sangue e físico. O animal, segundo a equipe de veterinários, estava com uma ferida no corpo e infestada de carrapato.
Na última semana, o resgate do felino durou cerca de 10 horas entre o deslocamento da equipe, que saiu de Cuiabá, até o local do acidente, e envolveu 12 pessoas, entre veterinários, bombeiros, policiais e seguranças.
No local do acidente, a equipe de resgate constatou que a onça estava em estado de magreza e desidratação.
O médico veterinário Jorge Salomão explicou que o animal apresentava ferimentos pelo corpo, possivelmente causados por outro animal. Segundo ele, houve uma queda de altura considerável, e, no manejo e na retirada do animal, ficou evidente a necessidade de exames para tomar as medidas apropriadas e acompanhar a evolução do estado de saúde do animal.
Após todo o tratamento e transferência, o felino teve todas as condições de voltar à vida livre e então foi devolvida na mesma região que foi encontrada.