Uma onça-pintada de 18 anos, idade considerada avançada para a espécie, fez um “check-up” no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, nesta semana. O felino, que vive no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) desde que foi retirado de um zoológico, passou pelos exames devido à idade e às possíveis complicações de saúde que podem surgir.
O animal também passou por uma avaliação odontológica. A universidade informou que a onça apresentou emagrecimento nos últimos dias, por isso começou a ser monitorada.
“O animal foi anestesiado no Cempas e conduzido ao Hospital Veterinário, onde foi realizada a avaliação clínica geral, coleta de sangue para exames hematológicos e pesquisa de possíveis enfermidades infecciosas, exames de ultrassom, radiografia e tomografia”, informou a instituição.
A UFMT disse ainda que o paciente encontra-se bem, estável, com comportamento normal para a espécie e se alimentando espontaneamente, e que a equipe segue monitorando o animal.
“Aguardamos os resultados dos exames deste paciente, com especial atenção, considerando sua idade, suas características individuais de comportamento e as possíveis enfermidades que acometem estes felinos de grande porte no decorrer de sua maturidade avançada, e que podem refletir em comprometimentos renais, hepáticos ou outras possibilidades diagnósticas compatíveis com esta fase de vida”, informou.
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o evento “20 de novembro - Dia…
Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao crime organizado, diz Gefron. Dois…
Prevenção e cuidados são as melhores alternativas para evitar esses incidentes e tragédias O Corpo…
Conforme decisão, a interdição impede a prestação de serviços de saúde aos usuários, violando o…
Raul Mendes e Cris Reinheimer foram presos por suspeita de adulteração e receptação de um…
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…