[ad_1]
Uma onça-pintada batizada de Patrícia, que é conhecida por estar sempre acompanhada dos filhotes Naurú e Yanomami, foi vista caminhando sozinha entre as cinzas dos incêndios que atingiram o Pantanal mato-grossense nas regiões de Poconé e Barão de Melgaço. Até o momento, não se sabe onde os filhotes estão.
O fogo começou em outubro e foi controlado, no entanto, retornou com grande intensidade no início de novembro.
VIDEO:
Imagens divulgadas pelo biólogo Gustavo Figueiroa, diretor do projeto SOS Pantanal, mostram que parte da fauna do Parque Estadual Encontro das Águas, está sendo devastada pelos incêndios.
O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:
Em vídeo, Gustavo conta que está em Corixo Negro, local conhecido pela alta concentração de onças-pintadas. As imagens mostram a região destruída.
De acordo com o satélite do Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA), cerca de 31,44% de área do parque foi queimada.
O incêndio têm gerado consequências desastrosas para fauna da região. A zoóloga americana Abigail Martin, fundadora do projeto Jaguar Identification, que estuda o comportamento das onças-pintadas na região de Porto Jofre, registrou o momento em que duas antas fogem do incêndio.
Nas imagens é possível ver os animais entrando dentro do rio, enquanto o fogo cresce ao fundo. Além das antas, um ouriço também foi encontrado com todas as patas queimadas.
Uma sucuri foi encontrada morta junto com seus ovos em meio as brasas de um incêndio no Pantanal mato-grossense. No vídeo, é possível ver a sucuri queimada pelas chamas e ao seu lado, cerca de 5 ovos.
Além da sucuri, imagens também mostram um jacaré que morreu queimado pelas chamas.
No início deste mês, um incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço e já queimou cerca de 36 mil hectares.
Neste domingo (12), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou que 60 militares e agentes de segurança atuam para a extinção do incêndio que atingiu a outra margem do Rio Cuiabá no Parque Estadual Encontro das Águas.
O fogo se espalhou devido ao calor extremo e vento forte na região. Ainda de acordo com os bombeiros, aeronaves e embarcações estão sendo usadas pois o incêndio atinge uma região de difícil acesso.
Em 21 de outubro, três raios atingiram o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedade particular próxima. Desde então, 47 brigadistas se concentram na região. O fogo alcançou 27 mil hectares no Parna, e 23 mil ha na RPPN.
[ad_2]
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…