Uma matéria nacional veiculada pelo Jornal Hoje divulgou a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com a Central de Interpretação de Libras, um serviço ligado ao Centro de Referência de Direitos Humanos, sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que oferece atendimentos especializados às pessoas surdas e com deficiência auditiva. A primeira-dama Virginia Mendes, principal incentivadora do serviço e idealizadora do programa SER Família Inclusivo, parabenizou a iniciativa.
“Acredito que a comunicação é um meio eficaz e muito importante para a informação, mas ela deve estar acessível a todos. Por isso, quero agradecer e parabenizar a presidente do TRE-MT, Maria Aparecida Ribeiro, pela sensibilidade em oportunizar essa parceria. Esse é um serviço do Governo do Estado que ganhou força a partir de 2019, quando Mauro assumiu a gestão, e foi uma das minhas cobranças. Conseguimos aumentar o número de intérpretes e serviços, como o acompanhamento dos usuários em consultas médicas, audiências, entre outros”, disse Virginia Mendes.
De acordo com o TRE-MT, esta é a primeira vez que pessoas surdas e com deficiência auditiva têm acesso ao suporte e atendimento especializado. No órgão, foram organizadas cinco salas com intérpretes à disposição de uma servidora. No dia da eleição, também foi oferecido o acesso para que as pessoas fossem atendidas por vídeo chamada.
Recentemente, um levantamento do TRE-MT mostrou que 1.354 eleitores do estado confirmaram ter deficiência auditiva ou serem surdos, e desse total, somente 0,5% compareceram às urnas. Para aumentar o acesso dessas pessoas às urnas, este ano foi realizada esta parceria com um sistema inclusivo e humanitário.