[ad_1]
“Meruri vive um momento histórico e passa por uma transformação positiva”, afirmou o cacique Osmar Aroenoguaijwy
A segunda-feira (28.08) foi atípica na aldeia Meruri, da etnia Boe-Bororo, localizada na região do município de General Carneiro. Com a visita da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, a comunidade indígena com cerca de 600 pessoas alterou a rotina para receber, com festa e homenagens, a comitiva do Mutirão Cidadania.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contou com entregas dos programas sociais SER Família Solidário e Aconchego. Também foram feitas entregas de uma caminhonete Hilux, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seaf), e cadeiras de rodas, pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), da Secretaria de Estado de Saúde.
Ainda na aldeia, a comitiva vistoriou a reforma da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus.
Considerada irmã e madrinha dos povos indígenas, Virginia Mendes foi recebida pelo diretor e pároco da Missão Salesiana, padre Andelson Dias, pelo cacique Osmar Aroenoguaijwy, e pelo prefeito Marcelo Aquino, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Administração Ana Flávia. Virginia agradeceu a presença das pessoas que participaram e destacou o prazer que é visitar as aldeias.
“Agradeço a todos que estão aqui. Eu estava ansiosa por esse dia. Esta é a terceira vez que visito a aldeia Meruri e quero voltar em breve para a inauguração da escola. Eu digo que eu tenho uma alma indígena, eu amo vir para as aldeias. Agradeço principalmente a Deus e a todas as orações que recebi de todos vocês”, disse a primeira-dama do Estado.
Na vistoria à escola Sagrado Coração de Jesus, a primeira-dama Virginia Mendes conferiu os detalhes que faltam para a conclusão.
“Será uma bela escola indígena. Agradeço o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, por atender esse pedido que fiz, era um desejo do padre Andelson e de toda comunidade escolar”.
Na entrega oficial da caminhonete Hilux e do poço artesiano, a primeira-dama de MT falou da importância das parcerias.
“Hoje é um dia de festa, porque estamos entregando oficialmente esta caminhonete 0 km, um pedido nosso à Seaf, com o apoio do deputado federal Juarez Costa, que nos ajudou com uma emenda parlamentar. Também quero agradecer o presidente da Metamat, Juliano Jorge, pelo trabalho finalizado do poço artesiano, Essa também é uma grande conquista, e também vistoriamos a escola e em breve vamos entregar a comunidade”.
O cacique Osmar destacou o momento histórico que a aldeia vive, e algumas conquistas, graças ao trabalho e apoio que tem recebido da primeira-dama do Estado, do Governo e da gestão municipal.
“Meruri vive um momento histórico e passa por uma transformação positiva. Temos contato direto com o município, com o Estado e esse contato é responsável por isso que estamos vivendo, de melhoria para nosso povo. Hoje estamos recebendo esta caminhonete articulada pela primeira-dama Virginia Mendes, mas quero lembrar que já recebemos outros implementos da Seaf. Nós conseguimos os benefícios porque justificamos com nosso trabalho. Dona Virginia sempre nos ajuda com o social e sabemos que podemos contar com ela”, disse.
Após o almoço, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu homenagens com apresentações de dança e cantos típicos da etnia Boe-Bororo, encenação teatral contando a história da chegada da missão salesiana, e ainda a coroação de Nossa Senhora.
Padre Andelson ressaltou a presença ativa da primeira-dama do Estado e do Governo do Estado nas aldeias.
“Eu nunca vi, na história política, um governo e uma primeira-dama de Estado que se importasse tanto com os povos indígenas. Esse é o maior bem que a senhora faz, além de tudo o amor e o carinho que a senhora e sua equipe trazem para a população indígena, antes esquecidas, porque ninguém olhava por eles. Aproveito para destacar que além, do poço artesiano, o bem mais precioso que a senhora conseguiu para nós é a escola que está ficando linda”.
De acordo com o presidente da Metamat, Juliano Jorge, a profundidade do poço perfurado é de 200 metros com capacidade de 10 mil m³. No Estado, 10% da população já foi atendida. Virginia Mendes é madrinha do programa “Água para Todos”.
“Existem 52 mil índios em Mato Grosso. Nós já conseguimos atender cerca de 10% dessa população com água potável. Dos grandes trabalhos que fazemos na Metamat, essa ação é a mais procurada. Agradeço a senhora por acompanhar essas demandas e cobrar essa ação tão importante com o abastecimento de água de qualidade”, disse o presidente da companhia.
A secretária da Setasc, Grasielle Bugalho, lembrou a disposição da primeira-dama Virginia Mendes nas missões.
“Dias atrás nós estávamos no extremo oeste na divisa com a Bolívia e a primeira-dama abençoou a vida dos povos de origem Chiquitano. Hoje estamos no extremo leste e a senhora continua abençoando as comunidades dos povos tradicionais. Parabéns pela visão que a senhora de cuidar das pessoas independente da origem”, manifestou a secretária.
Também prestigiaram a visita o prefeito de Campinápolis, José Bueno, e a primeira-dama do município Ana Lúcia, a primeira-dama de Barra do Garças, Leila Batista, o prefeito em exercício de Pontal do Araguaia, Luciano Costa, e a primeira-dama Regiane Costa, a presidente da Associação de Mulheres Areme, Maria Auxiliadora, o tenente-coronel Dorileo, do 5º Comando Regional PM, o coordenador subistituto do DSEI de Barra do Garças, Roberto Bravo, o padre Douglas Aires, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pontal do Araguaia, a diretora da Escola Sagrado Coração de Jesus, profª Adelina Ikuietaga, além de vereadores e convidados.
[ad_2]