[ad_1]
No mutirão, os analistas ambientais da Sema tiraram dúvidas e realizaram consultas sobre pendências relativas ao CAR para aproximadamente 150 produtores rurais e responsáveis técnicos que buscaram atendimento no local.
A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância do produtor rural comparecer no mutirão.
“Precisamos que os produtores entendam como funciona o trabalho da Sema, para que possamos auxiliar da melhor forma possível. A Sema esteve presente com o objetivo de levar informação e abrir portas para o entendimento do processo de regularização do imóvel rural. Foram 78 municípios atendidos este ano e contamos com uma organização excepcional dos sindicatos em cada um dos mutirões ambientais já realizados”.
Aproveitando a alta demanda e a quantidade de presentes no mutirão ambiental, a Diretoria da Unidade Desconcentrada da Sema de Cáceres transferiu os serviços e todos seus servidores para o Parque de Exposições nos 3 dias de evento, realizado entre 24 e 26 de outubro, no Parque de Exposições.
“O objetivo é integrar a Unidade Regional e ações da Secretaria que demonstram o quanto a Sema vem procurando cada dia mais o resultado de eficiência. Realizamos 282 atendimentos pela Diretoria de Unidade Desconcentrada durante o mutirão, que é uma forma de sinalizar a sociedade que a Sema tem como prioridade a política de resultado em atender melhor o cidadão”, destacou o diretor da DUD de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia.
Além de Cáceres, foram atendidos também os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
Nos 8 mutirões do ano foram realizados 3.196 atendimentos sobre Cadastros Ambientais Rurais. Até o momento aconteceram edições em Barra do Garças, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso, Diamantino, São Félix do Araguaia e Cáceres.
O mutirão conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sema, Sindicatos Rurais do Municípios envolvidos, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e prefeituras da região.
O mutirão ambiental tem objetivo de aumentar o número de proprietários com processos regularizados na Sema e com a validação dos cadastros. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado.
Além do atendimento presencial e individualizado, o mutirão de Cáceres e região teve as palestras “Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural” e “Usos e restrições de áreas úmidas”, ministradas pela Secretárias Adjuntas de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, e de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Santos. Também foi feita uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.
[ad_2]
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…