O terremoto foi considerado de baixa intensidade. Até o momento, não há relatos de moradores da região que tenham sentido o abalo sísmico.
Um terremoto de 3,2 na Escala Richter, considerado de baixa intensidade, foi registrado nessa quarta-feira (24), em Ribeirão Cascalheira, a 893 km de Cuiabá, conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Até o momento, não há relatos de moradores da região que tenham sentido o abalo sísmico.
O último tremor de terra registrado em Mato Grosso ocorreu em Tabaporã, no dia 29 de fevereiro deste ano e teve magnitude 2.6.
MT registrou um dos maiores terremotos do Brasil
Em 1955, um dos maiores terremotos registrados no Brasil ocorreu na região da Serra do Tombador, 370 km ao norte de Cuiabá. A magnitude atingiu 6,2 graus na Escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.
Saiba diferença entre terremoto e tremor de terra
O Serviço Geológico do Brasil informou que quando um terremoto é de baixa intensidade, chama-se de abalo sísmico ou tremor de terra. Mas, a origem e a natureza são exatamente as mesmas, diferenciando apenas pela extensão da área de ruptura.
O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções. Elas podem ser de dois tipos, as ondas primárias (ondas P) e as ondas secundárias (ondas S).
O tamanho relativo dos sismos é chamado de magnitude. Ela é medida usando-se a chamada Escala Richter, criada em 1935, por Charles Richter.
Ainda de acordo com a companhia de pesquisa de Recursos Minerais, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, para se ter uma ideia do que é um terremoto muito forte, se ele atingir magnitude 9 na Escala Richter, provocará uma rachadura que cortará a crosta terrestre numa distância igual à que separa o Rio de Janeiro de São Paulo, com cada bloco se afastando 10 m em relação ao outro.
Mas em 90% dos casos, a magnitude de um terremoto não passa de 7,0 graus.
O Brasil é tido como um país livre de terremotos, o que não impede que alguns deles sejam sentidos aqui. No dia 8 de junho de 1994, por exemplo, a cidade de Porto Alegre (RS) foi atingida pelas ondas sísmicas provocadas por um terremoto que ocorreu na Bolívia, a 2.200 km de distância.