O município de Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, decretou situação de emergência e calamidade pública após ficar inundado devido as chuvas que atingiram a região nesta semana. O professor de geografia e pesquisador, Josiel Dorriguette, que estuda sobre ciências ambientais há 21 anos, descreveu o cenário atual como um ‘evento climático extremo‘.
Josiel disse que essa não é a primeira vez que o município sofre com inundações, no entanto, essa foi a maior já vista. Ele relatou que durante uma enchente na cidade em 2006 ele perdeu a casa onde vivia.
Segundo o especialista, em uma única noite, choveu 170mm, cerca de 77% do que era esperado para todo o mês de janeiro. De acordo com ele, existem dois fatores que podem favorecer a inundação na cidade, são eles: a declividade do terreno e a falta de mata ciliar.
“A nossa bacia passou por um processo de desmatamento intenso. A nossa bacia passou por um processo de desmatamento intenso. A vegetação funciona como uma barreira e quando você retira a mata ciliar, essa proteção se perde e a água desce a serra com mais velocidade”, explicou.
Além disso, as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global também podem influenciar no aparecimento de enchentes.
Moradores do interior de Mato Grosso avaliam os prejuízos causados por enchente
Cerca de 224 pessoas estão desalojadas e sete família estão desabrigadas em Rio Branco. O município está sob decreto de emergência e calamidade. Máquinas trabalham para retirar os destroços do que restou.
Segundo a Defesa Civil, o temporal afetou 155 famílias em Rio Branco e outras 15 em Salto do Céu, município vizinho. Ao todo, são 900 pessoas afetadas.
Para auxiliar as famílias, caminhões carregados com colchões, caixas d’água, itens básicos e roupas saíram de Cuiabá para atender a região nesta quarta-feira (15). Os mantimentos serão entregues na quadra de uma igreja, que está funcionando como abrigo temporário.
As fortes chuvas que atingem causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região (veja vídeo acima).
As duas cidades são próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. A Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência e calamidade pública por conta das chuvas. O decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.
Vítima tinha algumas fotos publicadas em uma rede social em que fazia gestos usados por…
Um grupo de trabalho será apresentado em até 90 dias para desenvolver uma nova proposta.…
Após ser barrado na porta giratória, condenado se referiu à trabalhadora como “neguinha” e disse…
Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no…
Além dos descontos, o mutirão oferece parcelamento de dívidas em até 48 vezes. Um Mutirão…
O evento realizado pelo equipamento cultural da Secel acontece entre quarta-feira (22) e sábado (25),…