Subiu para 32 o número de municípios que declararam situação de emergência em decorrência das chuvas, em Mato Grosso, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil, divulgado nessa terça-feira (28). Outros oito estão sob monitoramento (veja lista no fim da matéria).
A decisão foi tomada após as fortes chuvas causarem diversos problemas nos municípios, como ruas inundadas, carros atolados, árvores caídas, pontes destruídas e famílias desabrigadas.
Entre as medidas permitidas após o decreto de emergência, é a autorização para desapropriação de áreas afetadas e dispensa a licitação para aquisição de bens necessários ao atendimento da situação.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas no estado, do início de janeiro até esta terça, foi de 244 milímetros.
De acordo com o estado, os municípios monitorados estão classificados com status de atenção por terem sofrido com problemas causados pelas chuvas, mas não estão na situação caracterizada como emergência, como é o caso de alagamentos.
Criança comemora chegada de resgate em cidade inundada de MT
O município de Paranatinga foi um dos mais devastados pelos temporais. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem. Três famílias da região ainda permanecem desabrigadas e estão alocadas em um abrigo temporário montado pela Prefeitura.
As fortes chuvas também causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As cidades são separadas apenas por uma distância de cerca de 10 km.
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. Já em Rio Branco, uma ponte desmoronou, transbordando com o volume da água.
Em nota, o Governo do Estado informou que está entregando cestas de alimentos, cobertores, kits de higiene e limpeza, colchões e travesseiros para as famílias necessitadas.
⚠️Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
Cerca de 100 servidores municipais de Alta Floresta foram capacitados pela Secretaria de Estado de…
Vítima foi identificada como Regiane Alves da Silva, de 29 anos. O suspeito Emival Antunes…
Prefeitura informou que o local estava interditado, mas moradores retiraram a fita de isolamento e…
Motorista saiu ileso e a pista sul ficou interditada. Uma carreta carregada com milho tombou…
A ideia surgiu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar uma ordem executiva…
Os corpos de Anna Clara Ramos Felipe e Ayla Pereira dos Santos, ambas de 18…