O distrito de Toricueije, em Barra do Garças, possui o total de 450 domicílios particulares ocupados e improvisados ocupados
O distrito com maior média de moradores por Domicílio Particular Ocupado (DPO) no Brasil fica em Mato Grosso, segundo o oitavo relatório do Censo 2022 divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O distrito de Toricueije, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, possui média de 6,6 moradores/DPO. O segundo e o terceiro distritos com maior média de moradores do país ficam no Amazonas, distrito Santa Rita em São Paulo de Olivença e Distrito do Urubu em Boa Vista dos Ramos, respectivamente com 6,3 e 5,9 moradores/domicílios particulares ocupados.
🏠Segundo o levantamento, havia o total de 450 domicílios particulares ocupados e improvisados ocupados. Somados aos domicílios vagos, de uso ocasional naquela região, o distrito possui um total de 549 unidades.
Quanto aos domicílios coletivos com e sem morador, havia 4 unidades.
Veja abaixo os dez distritos em Mato Grosso com maiores médias de moradores por Domicílio Particular Ocupado (/DPO):
📈Setor Censitário
É a principal unidade territorial usada pelo IBGE para coleta e divulgação de dados estatísticos. Ele representa uma fração do território nacional, levando em conta as estruturas territoriais, para facilitar a coleta de estatísticas.
Em Mato Grosso havia 9 mil setores e população de 3,6 milhões. No Censo de 2010 eram 6,1 mil setores com 3 milhões de pessoas residentes.
Esses setores são definidos a partir de diversos critérios:
- A área e o número de domicílios do setor devem ser passíveis de serem percorridos e visitados por um único recenseador em tempo hábil.
- O recorte do setor deve ser representativo em relação à população local.
- O setor deve ter um número de domicílios suficiente para que seus dados agregados preservem o sigilo dos moradores
No Brasil foram contabilizados 452.338 setores censitários distribuídos e população de 203.080.756, de acordo com o Censo 2022.