A região norte do estado de Mato Grosso possui dez áreas de ‘praia’ que podem ser transformadas em balneários. O levantamento foi divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), no domingo (26). O processo de coleta de dados em campo e a análise de laboratório foram feitos entre agosto e outubro.
Ao todo, foram 12 praias analisadas no estado. Dez foram classificadas como próprias e duas como impróprias para banho. As amostras foram coletadas nos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo.
Matupá
Colider
Um balneário é uma área turística que possui quiosques, restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Já a praia é uma extensão de areia que se estende ao longo da costa e é banhada pelo mar.
Geralmente, os balneários são mais urbanizados e possuem uma estrutura mais completa do que as praias.
🧪São coletadas amostras de água em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), feita análise microbiológica e medido o pH.
👩🔬As amostras são colocadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas.
📅 Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.
👍Ao final, técnicos emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) e imprópria para banho.
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…
Partida ocorre no dia 01º de dezembro, na Arena Pantanal, e interessados devem se inscrever…
Droga estava em compartimento falso de uma caminhonete Ford/F-1000 que trafegava pela MT-246 Um homem…
De acordo com os policiais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pertencia a…
Abordagens começaram por volta das 3h, em dois pontos da avenida Archimedes Pereira Lima, a…
A ação faz parte do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes A…