Neste domingo, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Mato Grosso registrou 316 casos de Aids no período de janeiro a outubro de 2024, conforme o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em 2023, foram notificados 2.008 casos da doença no estado.
Em relação ao vírus de HIV, foram registrados 811 casos de janeiro a outubro deste ano e 1.165 novos casos no ano anterior. Esses dados foram divulgados neste domingo (1°), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A data marca o início da campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global e incentivar as pessoas infectadas a buscarem tratamento.
👉A SES orienta que, para realizar o teste de HIV, é necessário apenas ir à unidade básica de saúde mais próxima e solicitar o exame. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos.
⚠️O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças. Quando não tratado, ele pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção.
Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.
Dentre os serviços disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão:
- Preservativos masculino e feminino,
- Aconselhamento sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
- Testagem rápida, que é segura e sigilosa
- Autoteste; Profilaxia Pós-Exposição (PEP) nos casos de sexo consentido sem proteção, violência sexual e acidentes com materiais biológicos potencialmente contaminados
- Profilaxia Pré-exposição (PrEP) para pessoas que não estão infectadas e que fazem parte das populações-chaves, prioritárias e população em geral expostas a situações de risco
- Já as pessoas que vivem com HIV/Aids podem ser acompanhadas pelos Serviços de Assistência Especializada (SAE), administrados pelos municípios.
📍 Em Mato Grosso, há 28 unidades de SAEs, sendo duas em Cuiabá e outras 26 localizadas nos municípios de:
- Alta Floresta
- Água Boa
- Peixoto de Azevedo
- Barra do Garças
- Cáceres
- Canarana
- Confresa
- Colíder
- Diamantino
- Itiquira
- Juara
- Juína
- Marcelândia
- Nova Canaã do Norte
- Primavera do Leste
- Ribeirão Cascalheira
- Rondonópolis
- Sinop
- Tangará da Serra
- Lucas do Rio Verde
- Sorriso
- Querência
- Itaúba
- Nova Xavantina
- Nova Mutum
- Várzea Grande
O Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde, também oferta tratamento para a doença.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.
Assim, a maneira mais eficaz de prevenir o HIV é a prevenção combinada, que utiliza várias abordagens simultâneas para atender diferentes necessidades e formas de transmissão.