Categories: MT

MT é destaque com programa de promoção da saúde bucal no maior congresso de odontologia da América Latina

Ação do “Mais MT Sorrindo” foi apresentado por servidora da Secretaria de Estado de Saúde, nesta quarta-feira (22), em São Paulo

Mato Grosso ganhou destaque durante o IV Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS, realizado na quarta-feira (22.1), em São Paulo, com o programa “Mais MT Sorrindo”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para promoção da saúde bucal por meio de ações educativas e assistenciais preventivas aos alunos da rede pública.

O projeto piloto teve início na Terra Indígena Tereza Cristina, na Aldeia Gomes Carneiro, localizada no Município de Santo Antônio do Leverger no mês de agosto de 2023. A segunda ação deste projeto ocorreu na unidade escolar municipal Brás Maimoni, localizada no município de Diamantino, em setembro de 2023.

Quem apresentou o programa no congresso foi a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Vrech Coelho, que foi convidada a participar do evento por indicação da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz.

“Reconhecer o nosso trabalho a ponto de dar publicidade no maior congresso da América Latina é um grande estímulo e uma inspiração para o nosso dia a dia. Estamos fazendo história colocando Mato Grosso no cenário latinoamericano”, destacou a coordenadora.

O “Mais MT Sorrindo” é um projeto cujo as atividades são desenvolvidas ao longo do ano escolar pela equipe de Saúde Bucal, que compõem o Programa Saúde na Escola, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os Escritórios Regionais de Saúde, contemplando alunos de 5 a 12 anos de distintas comunidades.

Na primeira fase do programa, a equipe de Saúde Bucal realiza reuniões e palestras com os pais e professores sobre educação em saúde. Já com os alunos, é realizada palestra de orientação de higiene bucal, escovação e prevenção.

Na segunda fase, cada aluno recebe um kit odontológico que é composto por fio dental, escova e creme dental, que devem ser substituídos no decorrer do ano.

Na terceira fase, são realizados os exames bucais nas crianças, com autorização prévia dos pais, e aqueles que apresentarem sinais de cárie são encaminhados para o tratamento odontológico minimamente invasivo denominado ART (Tratamento Restaurador Traumático), realizado no próprio ambiente escolar.

mtmais

Recent Posts

Jovem do Pará é encontrado morto em avenida de Lucas do Rio Verde (MT)

Vítima foi identificada como Mikael dos Santos Mendes, de 19 anos. Um jovem de 19…

2 horas ago

Fernanda e Walter: onças-pintadas do Pantanal de MT são batizadas com nomes de atriz e diretor de filme indicado ao Oscar

Onça 'Fernanda' foi avistada pela primeira vez pelo fotógrafo neozelandês Lance Van De Vyver, em…

2 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 7% em 2024, mas degradação tem alta de 497% por causa das queimadas

Levantamento do Imazon aponta que, no ano passado, 3.739 km² de floresta foram derrubados, menos…

2 horas ago

Nasce bebê de grávida mantida viva por aparelhos após morte cerebral em MT

Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, sofreu um aneurisma no dia 20 de dezembro de…

3 horas ago

Operação Lei Seca prende sete motoristas por embriaguez e um por adulteração de veículo em Cuiabá

A ação fiscalizou 187 veículos e realizou 190 testes de alcoolemia A 7ª edição da…

4 horas ago

Polícia Civil desmonta esquema de furto de peças e veículos em depósito de Primavera do Leste

Um servidor público do município, que era responsável pelo pátio de veículos, é alvo da…

4 horas ago