O sonho de morar na Europa pode ser realizado fixando raízes em um país pouco convencional quando se fala em turismo: a Croácia. Ex-república soviética, o país do Leste Europeu lançou um programa para atrair estrangeiros à cidade de Legrad, no norte croata. De apenas 2 mil habitantes, o município busca reverter o deficit demográfico. Para isso, as casas em Legrad são ofertadas a um preço simbólico de 0,13 euro (equivalente a R$ 0,69, na cotação atual).
A cidade fica às margens do rio Drava, na fronteira com a Hungria. O ambiente é rural, com extensa área verde, contato com a natureza e praias fluviais. Legrad, de pequeno porte, teve seus tempos áureos quando ainda era parte do Império Austro-Húngaro, um século atrás. Ao desmonte do império, em 1918, acabou relegada à periferia da Croácia.
A ideia das autoridades croatas é aumentar a população, especialmente com a instalação de famílias jovens na cidade. A venda de casas a preços módicos não é novidade por lá. Em 2021, Legrad anunciou propriedades desocupadas da região para novos moradores.
Apesar do fato de haver certa urgência da Croácia para conseguir novos moradores em Legrad, as facilidades para conseguir comprar casas por menos de 1 euro não valem a qualquer pessoa. Para participar, os possíveis novos residentes têm de ter pelo menos 45 anos, além de estar em uma relação matrimonial ou extramatrimonial, não ter antecedentes criminais e não ter outra propriedade em seu nome.
Largam na frente de outros candidatos aqueles casais que tiverem filhos e/ou exerceram profissões que têm carência de mão de obra na região. Ao menos cinco casas prontas para morar já foram vendidas. Em três casos, as famílias já se mudaram e tiveram mais bebês, o que aumentou o número de crianças em Legrad. Mais informações sobre o programa de venda de casa em Legrad podem ser solicitadas pelo site da prefeitura do município.
A República da Croácia, pertencente a União Europeia, é largamente banhada pelo Mar Adriático e tem mais de mil ilhas. São cerca de 3,9 milhões de habitantes e a capital é Zagrebe. No país, fala-se croata.
Segundo a UE, os principais setores da economia croata são o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (20,1%), a indústria (19,2%) e a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (18,1%).
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o evento “20 de novembro - Dia…
Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao crime organizado, diz Gefron. Dois…
Prevenção e cuidados são as melhores alternativas para evitar esses incidentes e tragédias O Corpo…
Conforme decisão, a interdição impede a prestação de serviços de saúde aos usuários, violando o…
Raul Mendes e Cris Reinheimer foram presos por suspeita de adulteração e receptação de um…
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…