Moradores denunciaram o encontro de vários peixes mortos no Parque das Águas, em Cuiabá. Nas denúncias, os moradores relatam que, além da morte, o cheiro no local é insuportável e há também registro de lixo espalhado pela lagoa. (assista Abaixo).
VIDEO:
Em nota, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) informou que o problema, muito provavelmente, ocorreu por falta de oxigênio na água, e que enviou equipe até o local para verificar o que está causando a morte.
O professor do departamento de engenharia civil e mestre em recursos hídricos, João Ito, explicou que existe um fenômeno natural conhecido como “Dequada”, que pode ocasionar a morte dos peixes.
“Quando ocorre o período da chuva, grande parte da matéria orgânica contida na superfície da bacia é conduzida para o leito dos rios e se acumula no fundo, o que faz ocorrer um processo de decomposição da matéria orgânica que existe no rio. Essa decomposição consome oxigênio da água e, assim, consumindo também o oxigênio para os peixes.”
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolve um estudo no parque das águas desde outubro de 2022 para verificar a qualidade da água, que tem previsão de ser entregue ainda neste ano.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…