Categories: POLITICA MT

Mendes diz que afastamento é ‘ruim’ e lamenta episódio com os desembargadores I Mato Grosso

O governador Mauro Mendes disse desconhecer os fatos que levaram ao afastamento dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), porém afirmou que o episódio é lamentável. Os magistrados deixaram os cargos por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apura denúncias de envolvidos em esquema de venda de sentenças. Os representantes do Judiciário tinham, segundo apuração, “amizade íntima” com o advogado Roberto Zampieri, morto a tiros em dezembro passado, acusado de dar vantagens e presentes em troca de boas decisões nas ações em que atuava.

A declaração foi dada durante reunião na sede do União Brasil, que oficializou o médico Marcelo Sandrin (Republicanos) como candidato a vice-prefeito na chapa do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, nesta sexta-feira (02),

“Primeiro, eu não tenho conhecimento dos fatos, só tenho a lamentar. Entretanto, não posso ainda me pronunciar, porque não conheço os fatos, as circunstâncias e preciso tê-lo para que eventualmente tenha alguma opinião a respeito”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Questionado se os afastamentos demonstram fragilidade do Poder Judiciário de Mato Grosso, o chefe do Executivo estadual disse ser “ruim”, mas que não pode emitir opinião sem conhecer o contexto.

“Independente do contexto, claro que é ruim, entretanto não dá para emitir opinião sem conhecer o contexto”, explicou Mendes.

 

Caso

Os magistrados foram afastados nessa quinta-feira (1), por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por suspeita de venda de sentença. A decisão foi proferida pelo corregedor nacional Luis Felipe Salomão.

Conforme apurado pela imprensa, o celular do advogado Roberto Zampieri, 56, executado a tiros em dezembro de 2023, contém informações comprometedoras contra dois magistrados. Em maio deste ano, o CNJ determinou o encaminhamento de cópia integral do material obtido pela Polícia Civil no celular do advogado, após questionamentos do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) contra as decisões do juiz Wladymir Perri, que atua no caso.

mtmais

Recent Posts

A Proclamação da República e a Luta por Direitos e Inclusão

Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…

37 minutos ago

Nota MT sorteia mil ingressos para o jogo do Cuiabá contra o Bahia

Partida ocorre no dia 01º de dezembro, na Arena Pantanal, e interessados devem se inscrever…

3 horas ago

Gefron apreende 140 tabletes de pasta base de cocaína e causa prejuízo de R$ 2,5 milhões ao crime

Droga estava em compartimento falso de uma caminhonete Ford/F-1000 que trafegava pela MT-246 Um homem…

3 horas ago

Jogador de futebol e influencer são detidos por posse de carro roubado em MT

De acordo com os policiais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pertencia a…

3 horas ago

Operação termina com a prisão de 14 condutores embriagados na madrugada desta sexta-feira (15)

Abordagens começaram por volta das 3h, em dois pontos da avenida Archimedes Pereira Lima, a…

3 horas ago

Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote do Autista no jogo entre Cuiabá e Flamengo da próxima quarta-feira (20)

A ação faz parte do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes A…

3 horas ago