O governador Mauro Mendes (União) comunicou que haverá licitação para a escolha da empresa que irá operar o Ônibus de Rápido Transporte (BRT) entre Cuiabá e Várzea Grande. A manifestação veio após a polêmica envolvendo os deputados estaduais e pré-candidatos à prefeitura da capital, Lúdio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (União) durante sessão da Assembleia Legislativa (ALMT).
O atrito entre os parlamentares começou após Lúdio ter cobrado a votação em urgência do seu projeto sobre processo licitatório para concessão do serviço de operação para o Ônibus de Rápido Trânsito (BRT). Além de definir nova empresa a gerenciar o modal, ele quer tarifa a R$ 1 por 5 anos.
Ele havia obtido 11 assinaturas de deputados em apoio ao texto. Entretanto, quando o projeto foi à votação, Botelho pediu a recontagem e os aliados do governador Mauro Mendes (União) pediram a retirada de suas assinaturas.
À imprensa, o petista apresentou o Termo Aditivo no contrato de concessão do modal que prevê a possibilidade de manutenção da gestão pelas empresas que já atuam no transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. Fato que beneficiaria a família do chefe do Legislativo estadual.
Em nota divulgada no início da noite desta sexta-feira (5), o governador diz que o aditivo permite interpretação “imprópria” e garantiu que será realizada a licitação para a operação do serviço. Mendes reafirmou ainda que o aditivo será cancelado.
Leia a nota na íntegra:
NOTA
O governador Mauro Mendes tomou conhecimento pela imprensa de que foi assinado, em dezembro de 2022, termo aditivo que permite a interpretação, de modo totalmente impróprio, que a atual concessionária do serviço público de transporte coletivo entre Cuiabá e Várzea Grande, poderá operar o BRT sem a realização de licitação.
O governador já havia manifestado recentemente, de forma contundente, que será realizada a licitação para operação do novo modal.
O governador determinou à SINFRA e à PGE que adotem as providências cabíveis para cancelar o termo aditivo e a adotar as devidas providências para licitar a operação do BRT.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…