Categories: BusinessFeatured

Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional

Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024

Mato Grosso registrou, no segundo trimestre de 2025, uma taxa de desemprego de 2,8%, a terceira menor do país, atrás apenas de Santa Catarina (2,2%) e Rondônia (2,3%). O índice também está abaixo da média nacional, que é de 5,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e divulgada nesta sexta-feira (15.8).

O resultado representa queda em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando o índice estava em 3,5%, e também em comparação ao mesmo período de 2024, quando a taxa foi de 3,3%.

Os dados indicam que o mercado de trabalho mato-grossense segue em trajetória positiva, consolidando-se como um dos mais aquecidos do Brasil. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram 360 mil empregos com carteira assinada gerados no estado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O levantamento mostra que Mato Grosso possui, atualmente, 2.986.000 pessoas em idade de trabalhar (14 anos ou mais). Deste total, 2.082.000 fazem parte da força de trabalho e 904 mil estão fora dela. Apenas 58 mil pessoas estão desocupadas no estado.

No total, o estado conta com 2,02 milhões de pessoas ocupadas, das quais 849 mil têm emprego com carteira assinada no setor privado, 1,08 milhões atuam no setor privado no geral, 246 mil no setor público e 719 mil em postos informais.

Outro indicador que reforça o bom momento do mercado de trabalho é a queda no número de pessoas subutilizadas, aquelas que trabalham menos horas do que poderiam ou estão disponíveis para trabalhar, mas não conseguem emprego. Entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, esse contingente passou de 175 mil para 146 mil pessoas, uma redução de 16,57%.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, enfatizou o fortalecimento do mercado de trabalho e os avanços do estado em criar um ambiente favorável para todos.

“Os avanços do Estado no mercado de trabalho refletem o compromisso do governo em fortalecer setores estratégicos da economia, promover políticas públicas eficazes, incentivar investimentos e abertura de novos negócios. A queda consistente da taxa de desemprego mostra que estamos consolidando um ambiente econômico cada vez mais sólido para toda a população e transformando o Mato Grosso em um verdadeiro gigante em oportunidades.”

jornalonoroestemais@gmail.com

Recent Posts

Presidente da Assembleia Max Russi cita preocupação de Mendes com BRT: “É preciso concluir” I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), voltou a criticar o atraso nas…

2 meses ago

Vídeo; Professora é sequestrada por dupla na porta de casa; polícia faz buscas

Familiares estão preocupados com a situação e não encontram explicação para o desaparecimento Forças da…

3 meses ago

Deputados aprovam Projeto de Resolução que institui o Prêmio ALMT de Jornalismo

Ideia é ampliar o acesso da população às informações e dados sobre as atividades do…

3 meses ago

Três trabalhadores morrem após acidente com rolo compressor em obras de duplicação da BR-163 em MT

Dois morreram ainda no local e um terceiro foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu…

3 meses ago

Acidente com morte de indígena causa revolta de comunidade e mobiliza polícia

Grupo chego a ameaçar colocar fogo no caminhão envolvido no acidente; a pista chegou ser…

3 meses ago

Homem morre após roubar carro, fazer adolescente refém e trocar tiros com a Polícia Militar

Um criminoso foi baleado ao reagir a uma abordagem policial, durante uma ocorrência do roubo…

3 meses ago