[ad_1]
Os queijos do médico e produtor rural mato-grossense Silas Vicente Barbosa Júnior concorreram com produtos de 10 países. Ele concorreu em três categorias.
Queijos produzidos de forma artesanal em uma fazenda de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, venceram duas categorias no ExpoQueijo Brasil 2023, o maior evento internacional de queijos promovido por países da América Latina. O concurso foi realizado em Araxá, Minas Gerais e o resultado foi divulgado nesse sábado (26).
Cerca de 10 países participaram da competição. Foram 410 produtores e 1,3 mil queijos da Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.
A competição é dividida por categorias e cada uma corresponde a um tipo de queijo.
O médico Silas Vicente Barbosa Júnior é dono da fazenda onde são produzidos os queijos vencedores. Ele concorreu em três categorias e representou Mato Grosso.
Na categoria brie, o ‘Diamante Trufado’ produzido na propriedade, levou o primeiro lugar. Outro queijo do produtor venceu a categoria gorgonzola, o ‘Esmeralda’. Já o queijo ‘Rubi’ ficou em terceiro lugar no tipo gouda.
Os produtos vencedores receberam certificação internacional de qualidade. O médico contou que começou a fazer os produtos em 2020 durante a pandemia da Covid-19. Ele faz de forma artesanal durante os fins de semana como hobby.
Depois, Silas vende os produtos aos sábados na feira “É de Livramento “, que acontece na Praça Principal do município. O produtor já ganhou medalha de bronze em um concurso mundial no ano passado. Sobre a conquista em Minas Gerais, Silas contou que o resultado é muito gratificante.
“Demorou para cair a ficha, parecia que eu estava em um sonho. Demonstra que o que fazemos com amor, o resultado é diferenciado”, disse.
O evento
O concurso, que é um reflexo da força do queijo brasileiro como referência mundial no segmento de queijos. O evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
Ao todo, foram 1.320 queijos avaliados.
Além da competição, a ExpoQueijo Brasil também ofereceu o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutiram inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado.
[ad_2]