Mato Grosso registrou 672 casos de homicídio contra pessoas negras no ano de 2021, segundo os dados do Atlas da Violência 2023, que foram divulgados em Brasília na manhã desta terça-feira (5). O levantamento do Governo Federal tem como base fontes do Ministério da Saúde.
Além disso, os dados apontaram que 210 pessoas não negras foram mortas no estado, também no ano de 2021. De acordo com o Atlas, uma pessoa negra corre, relativamente, um maior risco de ser uma vítima letal.
O documento traz também uma proporção de vítimas de homicídios por cor, apontando que 76% são de pessoas negras e 24% de não-negros.
Um dos tópicos apontados no Atlas diz que “ainda que a diferença de letalidade fosse explicada por diferenças socioeconômicas entre esses grupos sociais, a maior letalidade de negros já seria um efeito indireto do racismo estrutural”.
No levantamento ainda consta que, no âmbito nacional, o risco relativo de uma pessoa negra ser vítima fatal aumentou entre 2019 e 2021, passando de 2,6 para 2,9.
Outros dados trazidos pelo Atlas da Violência é a quantidade de mulheres mortas no estado, que é de 81 vítimas. Dentro desse número, 62 são de mulheres negras.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…