22 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMAIS MTMais de 300 mil profissionais devem ser qualificados para conseguir atender demanda...

Mais de 300 mil profissionais devem ser qualificados para conseguir atender demanda do mercado de trabalho nos próximos 3 anos em MT

Mato Grosso deverá qualificar cerca de 315 mil pessoas para conseguir atender a demanda do mercado de trabalho nos próximos três anos, conforme um estudo do Observatório Nacional da Indústria (ONI) divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa sexta-feira (18).

De acordo com o estudo, 48 mil novos profissionais devem ser formados e outros 268 mil, que já estão no mercado, precisam de requalificação.

📊A última projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto deste ano, aponta que Mato Grosso é o único estado do Brasil que não terá a população encolhida até 2070. Os números, segundo o sociólogo e professor de economia na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mauricio Munhoz, são uma consequência da dinâmica econômica do estado, que está em crescimento devido à oferta de empregos.

“Mato Grosso tem muita perspectiva de crescimento, não só no agronegócio, mas também com a industrialização e o setor de serviços, que está muito dinâmico e em crescimento”, pontuou.

 

  • O último Censo (2022) aponta que o estado tinha 3.658.813 habitantes
  • Em 2070, esse número deve saltar para 5.265.603 habitantes (+43.91%)

 

Qualificação x Requalificação

Os 48 mil novos profissionais apontados na projeção devem estar preparados para atender o ritmo de criação de empregos e também repor trabalhadores que devem deixar o mercado de trabalho formal a partir de 2025.

Já outros 268 mil trabalhadores precisam de novos treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores no país.

Entre as competências que os profissionais precisam atualizar estão:

  • Hard skills (habilidades técnicas como domínio de máquinas, equipamentos e softwares);
  • Soft skills (competências comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação);
  • Ações de saúde e segurança no trabalho (como inspeção de instalações, normas e regulamentos).

 

💼As áreas com maior demanda até 2027

 

O Mapa do Trabalho Industrial aponta que as áreas de logística, construção, manutenção, metalmecânica e alimentos devem ter uma maior necessidade de profissionais nos próximos anos.

  • 🚛Logística e Transporte (85 mil): cargos de técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros;
  • 👩‍🌾Agropecuária (36 mil): trabalhadores da mecanização agrícola, de apoio à agricultura, da mecanização florestal, extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, entre outros;
  • 🧱Construção (32 mil): cargos de operador de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros;
  • 🔧Manutenção e Reparação (30 mil): vagas para mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e muito mais;
  • 🌮Alimentos e Bebidas (27 mil): vagas para magarefes, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, na degustação e classificação de grãos e afins, supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, entre outras.
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img