[ad_1]
Na noite de quarta-feira (6), foram homenageadas 101 pessoas em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa por requerimento do deputado estadual Adenilson Rocha (PSDB). O parlamentar fez a entrega de comendas e medalhas, além de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos a personalidade de Sinop e outras cidades da região norte.
A Medalha Lenine Póvoas de Honra ao Mérito Cultural foi entregue a Cicero Moraes, referência internacional no campo da reconstrução facial forense. “É uma honra muito grande, fico muito feliz. Eu nasci em Santa Catarina, mas estou há tanto tempo aqui em Mato Grosso que eu me considero mato-grossense. Espero que isso instigue outras pessoas a buscarem também esse nicho, a computação gráfica”, afirmou o designer, que está no Guinness Book 2022 após fazer a primeira prótese para jabuti. Ele contou ter começado na área de maneira autodidata e se inspirar em Marechal Rondon.
Entre as 26 pessoas agraciadas com o título de cidadão mato-grossense, está o empresário e comunicador Gelson Pandolfo. Natural do Rio Grande do Sul, ele está há 25 anos em Mato Grosso. “Esse estado é um estado próspero, um estado que acolhe todas as pessoas que vêm pra cá. Com certeza quem vem pra cá tem tudo pra se dar bem, ter uma vida bacana, construir sua família, construir uma história dentro do estado do Mato Grosso, que é um estado pujante”, elogiou.
Já a advogada e professora universitária Cintia Belini é uma das 71 personalidades que receberam moção de aplausos. Ela destacou a importância do ensino. “A gente planta uma semente de conhecimento e a gente sabe que isso vai frutificar no seu tempo e a sociedade melhora, as famílias melhoram, o lugar que a gente vive fica melhor. Estou lisonjeada de ter essa moção de aplausos por todo o serviço de lecionar, de advogar e saber que realmente tem feito a diferença aquilo que eu faço na vida das pessoas”, disse.
A entrega da Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pela ALMT, destinada ao político Nilson Leitão, foi feita a um representante. Além disso, foi aprovada, por proposição do deputado Adenilson Rocha, a Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes ao empresário Edilson Pissinati Macedo e o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate para Antônia Santana da Silva, voluntária com extensos serviços prestados em Sinop.
O parlamentar afirmou estar satisfeito com a entrega de honrarias para pessoas que fazem parte da história da região do estado. “Nós temos que entender que aquela região é tão importante para o estado de Mato Grosso, a gente precisa valorizar essas pessoas que chegaram lá há muito tempo, que quando chegou lá que não tinha nada. São cidades que foram desbravadas por pessoas que entregaram a sua vida para aquela região”, defendeu Rocha.
[ad_2]
Chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60…
As vítimas fatais são duas crianças, de um e 5 anos. Foi realizado o teste…
Em comparação com o mesmo período de 2023, a cesta está 9,54% mais cara, quando…
Ação é realizada por meio da Seaf e começou em 2022 no município, com apoio…
Prova teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos…
A reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes de associações de…