Substituição é necessária, porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela digital não conseguirá mais assistir à TV aberta.
📡Famílias de mais dez municípios de Mato Grosso podem fazer o agendamento da instalação do kit gratuito com a nova antena parabólica digital. A troca gratuita do kit já está disponível em 74 cidades e é realizada pela Siga Antenado e podem receber o benefício, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) que possuem a parabólica tradicional em funcionamento e querem fazer a troca.
A substituição é necessária, porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela digital não conseguirá mais assistir à TV aberta.
Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Confira as cidades que tiveram o agendamento aberto:
- Bom Jesus do Araguaia
- Glória D’Oeste
- Ipiranga do Norte
- Itanhangá
- Nova Nazaré
- Nova Santa Helena
- Novo Santo Antônio
- Ponte Branca
- Santa Cruz do Xingu
- Serra Nova Dourada.
O programa começou em junho de 2022, no Distrito Federal, e, em seguida, atendeu as capitais e regiões metropolitanas. A previsão é atender cerca de 1,5 mil famílias de menor renda, nesta fase.
📡Os pré-requisitos
Para receber a parabólica digital gratuitamente é necessário saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, acessar o site da Siga Antenado e acessar o “Programa de Distribuição de Kit” e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF.
Se o agendamento já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, é só preencher um questionário para que a equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o benefício.
O próprio beneficiário define a melhor data para receber o técnico, que confere a documentação do morador e faz substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. O técnico não solicita dados bancários, não exige pagamento pela instalação do kit digital e o morador mantém o aparelho antigo.
“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma.