Categories: DESTAQUESFeatured

Luta por espaço no mercado de trabalho e acesso à saúde são desafios de pessoas trans em MT; veja depoimentos | Mato Grosso

A comunidade LGBTQIA+ passa por desafios diários, para pessoas trans, as barreiras são ainda maiores em questões de direito básico e social. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira (29), a imprensa conversou com uma mulher e um homem trans, que falaram sobre a dificuldade de acesso à saúde e ao emprego.

Bruno Sol da Silva Ferreira tem 25 anos, é natural de Cuiabá e morador de Várzea Grande, região metropolitana. Ele é artista e já realizou a cirurgia de mastectomia masculinizadora – a retirada das mamas e reconstrução do peitoral.

“Não temos hospitais credenciados pelo SUS para fazer a mastectomia masculinizadora no estado, nem a vaginoplastia no caso das mulheres trans. Temos poucos hospitais no Brasil para esse tipo de procedimento, e somente nos grandes centros. Em Mato Grosso, as opções que temos até o momento são unidades particulares”, pontuou.

Recentemente, o estado inaugurou o Ambulatório Estadual do Processo Transexualizador, em Cuiabá, mas os atendimentos ainda não começaram. O serviço tem por objetivo atender as travestis e transexuais de forma integral. Os principais procedimentos oferecidos são: acolhimento; avaliação médica, endocrinológica, proctológica, fonoaudiológica e de saúde mental.

“Todos os serviços de saúde que a gente procura são muito precários. Não tem nada muito específico e é bem complicado conseguir todos os hormônios, pois estão cada vez mais caros. São anos trabalhando e se esforçando para conseguir conquistar mais qualidade de vida. O jeito que consegui encontrar foi trabalhando com arte. Faço pintura, pinto telas, paineis, murais em paredes”, contou.

 

Yara Soares, de 23 anos, luta para conseguir espaço no mercado de trabalho — Foto: Arquivo pessoal

Para a mulher trans Yara Soares, de 23 anos, além do acesso à saúde, o mercado de trabalho é um desafio. Cerca de 80% das pessoas transexuais já se sentiram discriminadas em alguma etapa de seleção para um emprego formal, coforme aponta um levantamento da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go.

Yara encarou o desafio de se abrir com a família e a buscar sua transição. No entanto, segundo ela, a sociedade não cede para os direitos básicos de ter um emprego de carteira assinada.

“Comecei a me transicionar há pouco mais de dois anos, quando me descobri junto com uma amiga. Nesse período, também que comecei a conhecer mais os meus espaços, onde eu poderia estar, o que poderia fazer”, relatou.

Yara Soares enfrenta desafios para se encaixar na sociedade — Foto: Arquivo pessoal

Ela trabalhou em dois empregos temporários e, por falta de opções, buscou trabalhar por conta própria, iniciando a carreira como DJ em festas da cidade. Segundo ela, a profissão também foi difícil de enfrentar, pois, apesar de conseguir ter mais visibilidade, também aumentou os desafios para ser aceita.

“Para socializar e viver de novo, é muito difícil. Acho que foi uma das piores experiências que tive no mercado de trabalho como DJ, tanto que nesse período comecei a ter mais visibilidade, mas me prejudicou. Hoje em dia trabalho aos finais de semana, de freelancer num parque aquático, e ainda faço uns bicos tocando, pois é muito difícil conseguir trabalho de carteira assinada no estado”, disse.

Segundo Yara, com a dificuldade encontrada por ela e outros amigos trans, ela acredita que o destino do grupo é seguir em carreiras solos, ou na insegurança dos trabalhos não registrados e temporários.

O Noroeste

Recent Posts

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo (24)

“Bem-Aventurados: Arte Cristã” reúne obras de 33 artistas e será aberta às 9h O Museu…

7 horas ago

Inmet renova alerta para chuvas intensas em MT; veja previsão I MT

O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h. O…

7 horas ago

Serra de São Vicente será interditada neste domingo (24) para manutenção; veja mudanças no tráfego

A interdição vai acontecer das 6h às 12h, na altura do km 343 e km…

7 horas ago

Entenda o acordo que gera tensão entre a Europa e o agro brasileiro

Carrefour anunciou que suas lojas na França não vão mais comprar carnes do Mercosul. Medida…

14 horas ago

Três passageiros de ônibus envolvido em acidente que matou motorista seguem internados em Cuiabá; 8 já receberam alta

O acidente aconteceu nessa sexta-feira (22), no km 05 da rodovia por volta de 3h50…

14 horas ago

Motociclista morre em acidente com carro na BR-070 em Várzea Grande (MT)

A suspeita é que os veículos tenham batido de frente, segundo a polícia. Uma mulher…

15 horas ago