Categories: NACIONAL

Lula recebe presidente da Itália nos 150 anos da imigração italiana ao Brasil

Sergio Mattarella vem o país depois de 24 anos sem visitas de chefes de estado italianos, Brasil tem a maior comunidade italiana do mundo de imigrantes e descendentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (17/7), no Palácio do Planalto, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, para uma visita de Estado, onde o italiano teve todas as honras e subiu a rampa do Planalto. Essa é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos.

Enquanto aguardava a chegada do italiano na rampa, o presidente Lula não falou com a imprensa e, sorrindo, saudou os jornalistas com um “buongiorno“, bom dia em italiano.

Após subir a rampa o presidente Italiano tem uma reunião bilateral com Lula onde serão assinados acordos e, conforme a nota do Itamaraty, serão tratados temas “das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global”, diz a nota.

A visita de Mattarella celebra o 150º aniversário da imigração italiana ao Brasil e deve incluir visitas a São Paulo, Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, estados com forte presença de imigrantes e descendentes de italianos.

A reunião de Lula com Mattarella reforça os laços diplomáticos entre os dois países, no entanto, como a Itália é parlamentarista, a primeira-ministra da extrema-direita, Giorgia Meloni é a chefe do governo italiano e tem – efetivamente – poder decisão sobre as questões do País.

Em junho, na Itália, Lula se encontrou Meloni na cúpula do G7 – grupo das economias mais industrializadas do planeta: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão.

Hoje a Itália é um importante investidor em empresas de infraestrutura brasileiras, como a distribuidora estatal italiana Enel, que, entre outras operações, tem a concessão de distribuição elétrica em São Paulo, motivo de conversas de Lula com Meloni no encontro de junho.

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

9 horas ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

10 horas ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

10 horas ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

10 horas ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

11 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

11 horas ago