O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (17/7), no Palácio do Planalto, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, para uma visita de Estado, onde o italiano teve todas as honras e subiu a rampa do Planalto. Essa é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos.
Enquanto aguardava a chegada do italiano na rampa, o presidente Lula não falou com a imprensa e, sorrindo, saudou os jornalistas com um “buongiorno“, bom dia em italiano.
Após subir a rampa o presidente Italiano tem uma reunião bilateral com Lula onde serão assinados acordos e, conforme a nota do Itamaraty, serão tratados temas “das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global”, diz a nota.
A visita de Mattarella celebra o 150º aniversário da imigração italiana ao Brasil e deve incluir visitas a São Paulo, Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, estados com forte presença de imigrantes e descendentes de italianos.
A reunião de Lula com Mattarella reforça os laços diplomáticos entre os dois países, no entanto, como a Itália é parlamentarista, a primeira-ministra da extrema-direita, Giorgia Meloni é a chefe do governo italiano e tem – efetivamente – poder decisão sobre as questões do País.
Hoje a Itália é um importante investidor em empresas de infraestrutura brasileiras, como a distribuidora estatal italiana Enel, que, entre outras operações, tem a concessão de distribuição elétrica em São Paulo, motivo de conversas de Lula com Meloni no encontro de junho.
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…