Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não há motivos para reclamações de do agronegócio, em Mato Grosso e outros Estados brasileiros. A declaração foi dada durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta terça-feira (7), quando o petista foi questionado sobre alguns setores, que estariam insatisfeitos com a falta de apoio para renegociação de dívidas e financiamentos.
“Queria que a gente levasse em conta quem é que está reclamando do agronegócio. Qualquer cidadão honesto do agronegócio vai reconhecer, que nunca antes na história do Brasil, houve um Plano Safra, como nós fizemos em 2023 e 2024. Isso sem falar no que estamos preparando para 2024 e 2025”, disse.
Lula foi taxativo ao afirmar que o “agronegócio nunca foi tão bem atendido”. Para sustentar a tese, ele destacou os investimentos no agro, em especial o Plano Safra, programa que oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para pequenos e mega produtores. Além disso, lembrou a abertura de 106 mercados novos para da carne brasileira.
“Então eu acho que as pessoas podem se queixar de alguma coisa, mas o agronegócio sabe perfeitamente que nunca foram tão bem atendidos”, continuou.
Ao final, Lula ainda disse que pediria que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), verificasse qual setor estaria descontente para “convidar para uma conversa”. “Vou pedir para o Fávaro ligar e ver qual o setor que está reclamando, pra gente chamar pra uma conversa”, finalizou.