Polícia apontou que o investigado utilizava matérias jornalísticas como ferramenta de pressão, exigindo pagamentos para impedir a divulgação de conteúdos que poderiam afetar as fontes.
Um jornalista autônomo de 40 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso suspeito de extorquir as pessoas que entrevistava, nesta terça-feira (3), em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, ele chantageava as fontes e exigia dinheiro para não publicar conteúdos privados das vítimas no jornal que administrava.
Conforme o boletim de ocorrência, além da prisão, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no local onde ele mantinha o jornal em funcionamento. A investigação apontou que as vítimas eram extorquidas por meio de informações que ‘poderiam comprometer a reputação’ delas.
A polícia informou que os mandados foram expedidos após a delegacia iniciar uma investigação para apurar a denúncia de extorsão praticada pelo jornalista no exercício da atividade profissional.
Durante as investigações, foi constatado que o suspeito utilizava matérias jornalísticas como ferramenta de pressão, exigindo pagamentos para impedir a divulgação de conteúdos que poderiam afetar os entrevistados. Ele abordava os alvos das reportagens solicitando dinheiro em troca de não publicar os materiais que produzia.
O suspeito foi preso e deve responder por extorsão. A Polícia Civil investiga o caso a fim de identificar outras possíveis vítimas e eventuais cúmplices no crime.