Categories: POLITICA MT

Jayme Campos acata pedido para investigar filho de Bolsonaro e mais 4 I MT

O presidente da Comissão de Ética do Senado, Jayme Campos (União), admitiu 5 pedidos de abertura de procedimento disciplinar contra 5 senadores, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão ocorreu na primeira reunião da comissão, após um ano sem sessão. Jayme, que foi reconduzido ao cargo em 2023, vem sofrendo críticas por conta dos poucos encontros desde 2021, quando assumiu a função.

Das petições analisadas, duas foram convertidas em representações e 5 em denúncias. Além de Flávio Bolsonaro, também serão investigados os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Marcos do Val (Podemos-ES), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Styvenson Valentim (Podemos-RN).

No caso do filho do ex-presidente Bolsonaro, a acusação é de que o parlamentar teria “ligação forte e longeva com as milícias no Rio de Janeiro”, o que seria “incompatível com o exercício do mandato parlamentar”. O documento menciona ainda a investigação sobre “rachadinha” quando ele era deputado estadual.

Curiosamente, a admissão do pedido ocorre no mesmo dia em que foi divulgado a intenção do “Clã Bolsonaro”, lançar o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL-RJ), como candidato ao Senado em 2026. Na disputa de 26, serão duas vagas em disputa e Jayme Campos tentará a reeleição ao cargo. Carlos é irmão de Flávio Bolsonaro.

Já a denúncia contra Randolfe é pelo fato dele ter abordado um youtuber de “forma autoritária e agressiva” dentro do Senado. Já Jorge Kajuru é denunciado por conta de suas declarações em redes sociais, onde fez insinuações sobre uso indevido de recursos de emendas parlamentares.

No caso de Marcos do Val, a denúncia é ligada às consequências dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. E Styvenson Valentim de ter comentado nas redes sociais, um caso de violência contra a mulher e “dizer ou sugerir que uma mulher merece ser agredida”, segundo a denunciante.

Jayme Campos é presidente da Comissão de Ética desde a pandemia de covid-19. Na época, sua alegação a falta de sessões era o distanciamento social e veto aos encontros presenciais.

mtmais

Recent Posts

Ministro Alexandre de Moraes destaca; ‘Redes sociais não são terra sem lei’ I MT

Em visita a Cuiabá nesta segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal…

11 horas ago

Presidente da OAB-MT é reeleita com 4,8 mil votos I MT

Votação contou com 13.600 advogados aptos a votar (92,64%) e 1.080 abstenções (7.36%). A advogada Gisela…

11 horas ago

PIB de Mato Grosso registra a maior variação percentual do país e cresce mais de 1.230% em 20 anos I MT

No mesmo período, o Estado saiu da 11ª colocação no PIB per capita e ocupa…

13 horas ago

Foragido por matar sobreviventes de acidente de carro após morte do irmão é indiciado por três crimes em MT

Jessé de Arruda Santana, de 24 anos, é procurado pela polícia desde o acidente. Jessé…

13 horas ago

Ministros falam da importância da regulamentação de normas para a segurança virtual da população

Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes estiveram na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (18)…

13 horas ago

Assembleia Legislativa comemora os 35 anos da Constituição de Mato Grosso

No dia 5 de outubro de 1989, Mato Grosso promulgou a nova Constituição do Estado.…

13 horas ago