O estado é o primeiro do Centro-Oeste com mais vagas para o ensino superior no sistema seletivo. Pela primeira vez, o programa terá apenas uma edição no ano.
As inscrições no processo seletivo para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país, começam nesta segunda-feira (22) e vão até quinta-feira (25).
✍️Mato Grosso vai ofertar 6.172 vagas. O estado é o primeiro do Centro-Oeste com mais vagas para o ensino superior no sistema seletivo. São 4.959 vagas em 93 cursos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já na Universidade Federal de Rondonópolis(UFR) são 1.213 vagas em 23 cursos.
Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas de Mato Grosso terão um adicional de 15% na cota para a concorrência. Além disso, o campus de Sinop e a UFR terão novos cursos:
- Para Sinop: licenciaturas em matemática, física, biologia e o bacharelado em química;
- Na UFR: agronomia, engenharia de software e agrocomputação
📊 O programa tem duas mudanças importantes:
- Neste ano, terá apenas uma edição: só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
- Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram.
➡️ Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
➡️ Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
🗓️ Datas do Sisu
Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
- Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
🚨Atenção: mesmo os candidatos que forem aprovados para o 2º semestre deverão seguir o calendário acima, ou seja, fazer a matrícula em fevereiro.