[ad_1]
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na plataforma da Mostra, clicando aqui.
Ao todo, 80 projetos serão selecionados para serem apresentados entre os dias 16 e 18 de outubro, de forma presencial, na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (FATEC) e também online. Do total, 30 projetos de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante serão classificados como finalistas.
Organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Mostra irá premiar os melhores trabalhos apresentados nas categorias estabelecidas em edital. Entre os prêmios está a indicação para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, cada aluno da equipe que tiver a melhor pontuação (1º lugar) receberá um Smartphone. Outros 20 projetos serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com duração de até 12 meses.
Para participar da seleção, os estudantes de instituições públicas e privadas deverão inscrever um trabalho voltado para a superação das desigualdades regionais. Cada projeto deve contar com a indicação de um aluno e um professor orientador.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, explicou as razões para a prorrogação e deu destaque à importância da participação dos professores orientadores, que poderão receber certificados de participação dos projetos selecionados como finalistas.
“Estamos estendendo o prazo da 15ª MECTI devido à nossa expectativa de ampliar o número de cidades, participantes, estudantes, e professores, que possam envolver seus alunos em projetos de iniciação científica, para que possamos alcançar cada vez mais mais municípios do estado. Contamos com a ajuda dos professores para desenvolver desde a escola esse olhar para a pesquisa científica e de inovação”, reforçou Lecticia.
Os interessados devem ler a íntegra do edital e se atentar para a utilização dos modelos de apresentação e escrita do resumo do trabalho. Para a inscrição, é imprescindível apresentar todas as informações solicitadas no formulário online. Para acessar, clique aqui.
Em sua 15ª edição, a Mostra conta ainda com a realização do Governo Federal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Já os apoios são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto Farmun.
[ad_2]