Para ter direito ao benefício, é necessário que as famílias estejam cadastradas no CadÚnico, do Governo Federal.
📡As inscrições para receber o kit gratuito com antena parabólica digital já estão abertas para moradores de mais de 67 municípios de Mato Grosso. (veja abaixo). Os beneficiários de programas sociais que ainda utilizam a parabólica tradicional poderão se cadastrar para receber o novo modelo.
Confira os municípios
- Água Boa
- Alto Araguaia
- Alto Boa Vista
- Alto Garças
- Alto Taquari
- Apiacás
- Araguaiana
- Araguainha
- Araputanga
- Aripuanã
- Boa Esperança do Norte
- Campinápolis
- Canabrava do Norte
- Canarana
- Carlinda
- Castanheira
- Cocalinho
- Colíder
- Colniza
- Confresa
- Conquista D’Oeste
- Cotriguaçu
- Curvelândia
- Figueirópolis D’Oeste
- Gaúcha do Norte
- General Carneiro
- Guarantã do Norte
- Guiratinga
- Indiavaí
- Itaúba
- Jauru
- Juara
- Juína
- Juruena
- Luciara
- Marcelândia
- Matupá
- Mirassol d’Oeste
- Nova Bandeirantes
- Nova Canaã do Norte
- Nova Guarita
- Nova Lacerda
- Nova Maringá
- Nova Monte Verde
- Nova Xavantina
- Novo Horizonte do Norte
- Novo Mundo
- Novo São Joaquim
- Paranaíta
- Peixoto de Azevedo
- Porto Alegre do Norte
- Porto dos Gaúchos
- Porto Esperidião
- Querência
- Ribeirãozinho
- Rio Branco
- Santa Terezinha
- São Félix do Araguaia
- São José do Rio Claro
- São José dos Quatro Marcos
- Tabaporã
- Tapurah
- Terra Nova do Norte
- Tesouro
- Torixoréu
- União do Sul
- Vila Bela da Santíssima Trindade
- Vila Rica
Segundo o Projeto Siga Antenado, mais de 23 mil famílias de baixa renda desses municípios poderão receber as novas parabólicas. Para ter direito ao benefício, é necessário que as famílias estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), possuam a parabólica tradicional em funcionamento e desejem realizar a troca.
Para os moradores que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não é necessário realizar a troca.
Ainda de acordo com o projeto, o serviço de substituição das parabólicas será feito em fases. A troca é necessária porque as antenas tradicionais deixarão de funcionar.
📡Pré-requisitos
Para receber a parabólica digital gratuitamente é necessário saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, acessar o site Siga Antenado e acessar o “Programa de Distribuição de Kit” e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para as pessoas que moram em regiões onde o agendamento já começou é necessário verificar se o nome está na lista e preencher um questionário para confirmar a elegibilidade ao benefício.
O beneficiário que fazer o agendamento ainda poderá escolher a melhor data para a visita do técnico, que verificará a documentação do morador e realizará a substituição da parabólica tradicional pela digital. Segundo o projeto, é importante que os beneficiários fiquem atentos a possíveis golpes, pois o técnico não solicita dados bancários, não cobra pela instalação do kit digital, e o morador pode manter o aparelho antigo.