O Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública contra o Município de Juína, a 737 km de Cuiabá, para que sejam corrigidos problemas estruturais e a falta de profissionais nas 12 Unidades de Saúde Familiar da cidade. A ação foi publicada na quinta-feira (9), e tem prazo de 180 dias para que seja cumprida.
A reportagem tenta contato com Secretaria de Saúde do município.
Conforme o Ministério Público, deverão ser adotadas medidas para construção, reforma ou reparos nas unidades, com projetos aprovados pela Vigilância Sanitária e Secretaria Estadual de Saúde, adequação dos mobiliários e equipamentos, e suprimento da falta de profissionais. Após vistoria, foram apontadas as seguintes irregularidades estruturais:
A ação foi ajuizada depois que a Promotoria de Justiça requisitou a adoção de providências, expediu notificação recomendatória para que efetivasse as adequações e solicitou até mesmo a apresentação de documentos que comprovem a reparação das irregularidades. No entanto, a solicitação não foi atendida.
Em 2023, o MPT também instaurou um procedimento administrativo com objetivo de fiscalizar e incentivar as práticas preventivas de saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município, e determinou a inspeção no local para avaliar o funcionamento das unidades. Após inspeção, foram identificadas irregularidades estruturais nos prédios e déficit de profissionais.
O homem estava consciente, apresentando escoriações e relatando sentir dores pelo corpo O Corpo de…
Corpo foi localizado enquanto a equipe do Corpo de Bombeiros fazia buscas na região com…
Romildo Pires dos Santos, de 59 anos, teve a morte constatada ainda no local, segundo…
Nesta segunda-feira (13.01), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, parabenizou a Polícia Militar de…
Atividades contam com a participação de policiais do grupo, funcionários de escolas e voluntários das…
Entre outubro e dezembro de 2024, foram apreendidos 278,42 kg de pescado irregular e aplicados…