As condições no atendimento de saúde se tornou uma reclamação recorrente em aldeias indígenas da etnia Enawenê Nawê, que abrange áreas dos municípios de Juína, Sapezal e Comodoro. Os indígenas reclamam da precariedade do atendimento, feito em contêineres sem ventilação, além da falta de materiais e de ambulância.
Segundo o conselheiro de Saúde Indígena, Lolahete Enawene, são mais de 1,5 mil indígenas e apenas uma ambulância para atendê-los. Ele informou já ter enviado documentos para autoridades comunicando o problema.
“Na nossa aldeia falta poço artesiano e já coloquei isso no documento. O Distrito de Cuiabá não faz poço artesiano para nós e não fez posto de saúde para nós também. Aquele contêiner atrás, falta coisa. Falaram que iriam mandar mandar equipe, mas até agora não mandaram para reformar. E esse contêiner não consegue trabalhar lá dentro, muito quente, não tem ar!”, denuncia.
De acordo com a comunidade, o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) de Cuiabá, enviou contêineres para funcionamento de posto de saúde, mas falta refrigeração. Por causa do calor, os profissionais e os pacientes não conseguem ficar no local. Além disso, um dos contêineres chegou danificado e não tem uso.
Atualmente, o atendimento de saúde está sendo realizado em um local improvisado e ao ar livre.
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, informou que investiga a situação e que pretende divulgar um posicionamento oficial.
De acordo com o coordenador do Dsei Cuiabá, Aldi Gomes, a comunidade é seminômade e muda de local frequentemente, com isso a dificuldade de acesso e a burocracia dificultam a implementação de projetos. Apesar disso, foram tomadas algumas medidas, como alternativa estão sendo considerados contêineres para atendimento médico e odontológico, que podem ser facilmente transportados.
Veja o posicionamento completo do Dsei Cuiabá:
Objetivo é que obras sejam retomadas o mais breve possível para serem entregues em até…
Essas operações provocaram prejuízo de R$ 439 milhões aos grupos criminosos do tráfico de drogas…
O candidato que não comparecer no dia e horário previstos nos editais ou não entregar…
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, programa busca garantir segurança alimentar das famílias do estado O…
Em comparação com o ano de 2023, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais…
Vários projetos contemplados nas seleções públicas foram realizados em 2024; relembre Os editais Viver Cultura…