O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) aguarda o resultado do que provocou a morte de milhares de abelhas em uma propriedade de Sinop, a 503 km de Cuiabá. O caso foi registrado em dezembro de 2023.
Durante o processo de investigação, são coletadas amostras nos apiários. A médica veterinária do Indea, Erika Gleice Nascimento diz que estão realizando a coleta das abelhas para a análise e já encontraram abelhas intoxicadas.
“Neste primeiro momento estamos coletando os insetos dentro das caixas do apiário, além de moscas para levar ao laboratório e identificar se possui algum princípio ativo. Encontramos uma abelha tonta, desorientada e que nem está se alimentando. Isso é sintoma de intoxicação”, diz.
Em outubro, casos de morte de abelhas também foram registrados no município de Sorriso e o laudo apontou o uso de agrotóxico como a causa da morte dos insetos. Na época, o Indea aplicou uma multa de R$225 mil.
O coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Brandini Nespoli, disse que os exames clínicos aguardam a conclusão da investigação.
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o evento “20 de novembro - Dia…
Apreensão causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3,3 milhões ao crime organizado, diz Gefron. Dois…
Prevenção e cuidados são as melhores alternativas para evitar esses incidentes e tragédias O Corpo…
Conforme decisão, a interdição impede a prestação de serviços de saúde aos usuários, violando o…
Raul Mendes e Cris Reinheimer foram presos por suspeita de adulteração e receptação de um…
Por: Virginia Mendes Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de…