[ad_1]
O incêndio que está devastando a área de floresta do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foi causado pela queda de um raio no dia 31 de agosto. Nesta quarta-feira (13), o Corpo de Bombeiros informou que as equipes de combate continuam trabalhando para controlar as chamas.
Pesquisadores do Instituto Centro de Vida (ICV) informaram que até essa segunda-feira (11), mais de 19 mil hectares já haviam sido queimados, o que equivale a cerca de 20 mil campos de futebol. Pelo monitoramento dos focos e das imagens, é possível ver o fogo muito próximo da cachoeira e cânion do Jatobá – a maior do estado.
Ainda segundo os bombeiros, na semana passada, aeronaves do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPAer) sobrevoaram a região para que as equipes pudessem analisar estratégias de combate ao fogo, que ocorre em uma área de morros e vegetação densa.
A Defesa Civil Estadual disse que o órgão não está atuando nas ações de combate aos incêndios florestais, pois, até o momento, os bombeiros não pediram apoio.
O Batalhão de Emergência Ambientais, em Cuiabá, e o Comando Regional, em Cáceres, a 250 km da capital, monitoram o comportamento do fogo com satélites para orientar os bombeiros em campo.
O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso. Ele foi criado em 1997 por meio do Decreto Estadual nº 1.796, mas ainda não foi efetivamente implantado.
Do total da unidade de conservação, cerca de 40 mil hectares já foram desmatados, sendo que 27 mil hectares foram desmatados antes da transformação da área em parque. A área de derrubada é alvo do incêndio.
São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência.
O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda.
Incêndios avançam há cerca de 10 dias no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, e no Parque Estadual Cristalino II, entre Alta Floresta e Novo Mundo, a 800 e 791 km de Cuiabá, respectivamente.
As áreas destruídas correspondem a cerca de 20 mil campos de futebol, sendo mais de 19 mil hectares destruídos somente no Serra Ricardo Franco e 50 hectares no Cristalino II.
[ad_2]
Suspeita tinha um comparsa, que não foi localizado, segundo a polícia. Uma mulher foi presa…
Acompanhar histórico de preços possibilita verificar se o desconto anunciado é real As ofertas de…
De acordo com a concessionária Nova Rota do Oeste, a batida foi registrada por volta…
Dentro da casa, os policiais encontraram o corpo da vítima no chão, com dois ferimentos…
O deputado estadual Júlio Campos (União) declarou apoio à proposta da deputada federal Erika Hilton…
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou avanço de 14,16 pontos percentuais, semana passada,…