Categories: Featured

Incêndio em Chapada dos Guimarães (MT) atinge casas e áreas rurais; Defesa Civil pede evacuação

Um incêndio de grandes proporções atingiu casas e áreas rurais no Vale das Águas Claras, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (23). O fogo teve início na manhã desse domingo (22) e segue avançando a serra da Gleba do Monjolo.

De acordo com a Defesa Civil, mais de oito quilômetros já foram consumidos pelo fogo desde ontem. A equipe recomendou que moradores da comunidade deixassem suas casas e, retirassem as criações animais. Ainda não se sabe quantos moradores saíram das casas.

Além da Defesa Civil, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadas autônomas da região ajudam no combate às chamas. Segundo os brigadistas, no Vale corre ventos fortes, o que ajuda a alastrar o fogo.

VIDEO:

Os moradores reclamaram que estão com dificuldade de atendimento dos bombeiros. Já o Corpo de Bombeiros informou que equipes estão trabalhando nos incêndios em Chapada dos Guimarães.

Segundo o chefe da Defesa Civil do município, Robson Luís Barbosa, o fogo está controlado, mas não extinto e a equipe deve retornar amanhã para continuar o combate ao fogo.

Mais de oito quilômetros já foram consumidos pelo fogo no Vale das Águas Claras, em Chapada dos Guimarães (MT) — Foto: Defesa Civil/Brigada Autônoma Jamaca Chapada Sem Fogo

Incêndios em Mato Grosso

Segundo o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre esse domingo (22) e esta segunda-feira (23), 50 municípios de Mato Grosso foram atingidos com ao menos um foco de incêndio. As cinco cidades mais afetadas foram: Cáceres, com 92 focos, Colniza (61), Barão de Melgaço (58), Aripuanã (47) e Comodoro (31).

Com 44,1 mil focos de incêndioMato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, conforme dados do Programa BDQueimadas. Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.

🔎 De acordo com o Inpe, o número de focos de incêndio registrados no período de 1º a 30 de agosto de 2024 foi o maior índice para este mês nos últimos dez anos no estado. O cenário se combina com uma estiagem severa, que também atinge outras partes do país na que já é maior seca da história, segundo o Cemaden.

1,6 milhão de hectares devastados pelo fogo

Com o alto índice de queimadas, Mato Grosso teve, somente no mês de agosto, mais de 1,6 milhão de hectares atingidos e devastados pelo fogo, segundo uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base nas pesquisas da Administração Nacional dos Estados Unidos de Aeronáutica e Espaço (Nasa).

No entanto, o acumulado do ano todo foi de aproximadamente 3 milhões de área atingida em todo o estado mato-grossense.

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

11 horas ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

12 horas ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

12 horas ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

12 horas ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

13 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

13 horas ago