Tática irregular de morador fez com que o fogo se alastrasse, diz bombeiro.
Uma área com mais de 120 mil metros quadrados, próxima de um condomínio fechado, foi atingida por um incêndio em Sinop, a 503 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (22). Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviou uma viatura para o local.
Ao perceberem a proporção das chamas, os militares pediram reforço de mais três viaturas. Foram necessários 14 pessoas, entre bombeiros e brigadistas, e mais de 40 mil litros de água para conter o fogo.
De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Augusto Cezar Perotti, o incêndio se alastrou devido à uma ação irregular dos moradores que tentavam ajudar no combate.
“Não conseguimos prever o alastramento desse fogo, devido a uma tática irregular de um morador, que tentou fazer o contrafogo [uso controlado do fogo para impedir que o incêndio avance] para ajudar sem conhecimento de qual seria o local mais adequado para combinar isso, então culminando nesse incêndio”, explicou.
Empresas da região colaboraram com a contratação de terceirizadas para o suporte de água, maquinários para a limpeza do local e com o combate direto. O subtenente alertou sobre os cuidados e orientou a população a não se arriscar em caso de incêndio.
“Quando a população se arrisca, além de estar agindo de forma criminosa, arrisca a própria vida e a vida de um terceiro. Recomendamos que esse tipo de ação seja somente tomada por profissionais”, enfatizou.
Nenhuma residência foi afetada e ninguém ficou ferido. Os bombeiros fizeram um aceiro na área para evitar qualquer risco de retorno das chamas. As equipes seguem em alerta, principalmente pela presença de uma madeireira próxima do local.