‘Serena’ segue os esportistas para todo lado, do carro aos botes e, depois, na descida da correnteza.
A arara-canindé, carinhosamente chamada de Serena, conquistou fãs após começar a ‘praticar’ o esporte radical rafting –descida em correntezas – junto aos grupos de turistas que procuram a divisa entre Sapezal e Campo Novo do Parecis para se aventurar e, na maioria dos casos, ter a companhia do animal.
Vídeos gravados por visitantes mostram o animal junto com a equipe no bote e, em seguida, sobrevoando a corretenza. (assista abaixo):
VIDEO:
🦜A guia e instrutora do rafting local, Samara Zimmermann, disse que tem cerca de dois meses que a arara os acompanha no esporte, mas só quando ela quer, já que a Serena é um animal livre que vive solto na natureza.
“Ela nos acompanha porque gosta, tem vezes que até seguramos para ela não ir, mas não adianta, nunca tem conversa, da mesma forma quando ela também não quer. Parece que Serena sente a energia do dia. É um animal muito precioso e um amor, mas também tem dias que é terrível, gosta de cutucar e tirar os pinos de quem usa boné”, contou.
🚣🏻♀️Segundo Samara, a arara apareceu na região por acaso e foi se aproximando dos visitantes aos poucos, até que pegou confiança. Agora, ela acompanha os esportistas para todo lado, desde o carro até os botes.
“Quando estamos na Kombi, ela vai nos acompanhando, ora no braço, ora no capô, em cima do carro, depois voa e é assim até chegarmos no rio. Ela vai pousando na cabeça dos clientes, gosta de tirar fotos, mas, principalmente, dos petiscos que dão para ela”, explicou.
Por mais que a situação seja fofa e inusitada, os instrutores do rafting temem algo de ruim acontecer com a Serena e, por isso, tomam todos os cuidados necessários para que ela os siga em segurança.
“Temos que redobrar o cuidado, pois já teve uma vez que um caminhão quase pegou ela. Sempre ficamos preocupados quando ela vem atrás, porque é região de rodovia e tem um pouco de estrada até chegar no rafting”, pontuou.
🦜Arara-canindé
A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes a da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.
Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.
A arara-canindé costuma fazer ninhos em buracos em troncos, onde põem ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento nos bicos.