[ad_1]
Em meio ao nervosismo e a ansiedade causados pelo exame, um grupo religioso esteve na concentração de um dos locais de prova para oferecer palavras de conforto aos candidatos.
Pensando em acolher os candidatos em meio ao nervosismo e a ansiedade causados pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um grupo de jovens religiosos, que realizam orações no ambiente universitário, resolveram levar, neste domingo (5), primeiro dia de provas do exame, palavras de conforto para fazer com que os participantes se sintam mais acolhidos.
VIDEO:
Em entrevista, a líder do grupo e estudante de medicina, Isabela Porto, de 24 anos, explicou que ela e vários outros jovens universitários fazem parte de um movimento chamado Dunamis, que busca propagar a palavra cristã no meio acadêmico.
“Acreditamos que é um trabalho fundamental porque esse é um momento de muita ansiedade, medo e que muitos se sentem insuficientes. Nós vemos a ansiedade deles. Eu creio que nesse momento todo mundo quer um abraço acolhedor”, disse a líder.
Com cartazes contendo frases como: “Posso orar por você?” ou “Abraço cura”, eles buscam levar um pouco de conforto para aqueles que farão a prova.
Além das orações, o grupo também oferecia água, café e abraços para os candidatos. Isabela afirmou que no próximo domingo (12), eles estarão novamente no local. O grupo ficou localizado em frente a uma universidade particular de Cuiabá.
1° dia Enem 2023 em Cuiabá
Em Mato Grosso, os portões se abriram as 11h e a expectativa é que mais de 63 mil candidatos realizem a prova.
Na capital, mais de 18 mil candidatos devem fazer a prova, já em Várzea Grande, região metropolitana da Cuiabá, o número de inscritos é de 5.535 estudantes.
✍🏼Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2023 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
[ad_2]