[ad_1]
Melhorias na infraestrutura das escolas fazem parte das políticas públicas do Plano EducAção 10 anos
“Precisamos atuar na transformação desses espaços e investir em ambientes que se adequem às necessidades dos estudantes. Uma reforma de grandes proporções, como essas que estamos fazendo, abrange todos os parâmetros que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, refletindo diretamente no aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Desde o início da gestão, em 2019, o Governo do Estado já reformou completamente 60 unidades escolares, com R$ 52 milhões em investimento.
Uma dessas unidades, já reformada e entregue com o padrão de eficiência estabelecido pelo governador Mauro Mendes, foi a Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, em Cuiabá.
Conforme a diretora da escola, Andréa Miranda, a obra vai trazer uma série de benefícios para a comunidade escolar.
“A reforma da nossa unidade melhorou muito a vida de todos os nossos estudantes, enriquecendo o planejamento pedagógico e a oportunidade de novas vivências, como aulas de natação. É uma forma de integrar o ensino-aprendizagem e estimular nossos estudantes dentro de um ambiente completamente renovado”, explicou.
Estudante do 3° ano dessa mesma unidade de ensino, Jaci Guimarães, disse que, após a reforma, ela e os colegas estão muito mais animados.
“É gratificante chegar em um ambiente como esse, que oferece toda a estrutura necessária para os nossos estudos”, afirmou.
Segundo ela, a melhoria na estrutura, investimentos em equipamentos tecnológicos e material de ensino tornam a escola um ambiente cada vez mais atrativo.
Letícia Braga, também aluna do 3º ano, destacou que a reforma da escola era um sonho de quem já estudava na unidade.
“Os alunos se sentem mais confortáveis na sala de aula e podem ter um foco maior nos estudos”, avaliou.
As reformas nas unidades escolares são realizadas em todas as Diretorias Regionais de Ensino (DRE). Na região Norte do estado, por exemplo, 15 escolas estão sendo reformadas. Em Cuiabá e Várzea Grande, outras 30 escolas estaduais passam melhorias na infraestrutura. A região Sudeste também tem outras 10 unidades em reforma. As outras escolas em obras estão distribuídas em mais de uma região. Os projetos envolvem reformas em salas de aula, adequação de espaços e climatização, além da troca de mobiliários.
A Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, é outra unidade que passou por reforma. Na avaliação de Marcelino Filomeno da Silva, pai da estudante Isabela Vitória, do 6º ano, a reforma elevou o padrão educacional.
“Consigo perceber o olhar de entusiasmo da minha filha em ir à escola”, afirmou. O mesmo pensamento é compartilhado pela filha: “Essa reforma atende todas as nossas necessidades dos estudantes e aumenta o nosso interesse pelos estudos”.
Com a reforma, os estudantes poderão realizar as refeições em um espaço climatizado.
[ad_2]