[ad_1]
Decisão foi divulgada na noite desse sábado (11) em uma reunião de emergência com o governo de Mato Grosso para definir uma ação integrada no norte do estado.
A partir deste domingo (12), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) terão mais 90 brigadistas e quatro aeronaves na região norte do pantanal para ajudar no combate de incêndios.
A decisão foi divulgada na noite desse sábado (11) em uma reunião de emergência entre o governo federal e o governo de Mato Grosso para definir uma ação integrada no norte do estado.
Neste domingo, mais três aeronaves do Ibama, do ICMBio e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de equipamentos e um caminhão do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) chegaram na região.
Segundo o anúncio, mais 209 servidores federais já atuam no combate ao fogo em outros locais do Pantanal, totalizando 299.
O anúncio ainda prevê que o Pantanal tenha atenção prioritária no Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman). O governo estadual foi convidado a integrar o Ciman e colaborar com as ações coordenadas pelo governo federal na região.
🔥Os incêndios
No início deste mês, um incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço e já queimou cerca de 36 mil hectares.
Neste domingo (12), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou que 60 militares e agentes de segurança atuam para a extinção do incêndio que atingiu a outra margem do Rio Cuiabá no Parque Estadual Encontro das Águas.
O fogo se espalhou devido ao calor extremo e vento forte na região. Ainda de acordo com os bombeiros, aeronaves e embarcações estão sendo usadas pois o incêndio atinge uma região de difícil acesso.
Em 21 de outubro, três raios atingiram o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedade particular próxima. Desde então, 47 brigadistas se concentram na região. O fogo alcançou 27 mil hectares no Parna, e 23 mil ha na RPPN.
[ad_2]