Categories: Featured

Governo descarta volta do horário de verão em 2024

Após reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o ministro Alexandre Silveira afirmou que a situação dos reservatórios não exige a retomada do regime, que adianta os relógios em uma hora

O Ministério de Minas e Energia descartou nesta quarta-feira (16/10) a volta do horario de verão neste ano. Em coletiva de imprensa, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a situação dos reservatórios não exige a retomada do regime, que adianta os relógios em uma hora.

“O Comite se reuniu 10 vezes para discuir efetividade e imprescindibilidade da decretação do horário de verao e hoje chegmos a conclusão que não há nescessidade de decretação do horário de verão para esse verão”, frisou Silvera.

A declaração foi dada logo após reunião com diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Temos a segurança energértica assegurada e um início de processo de estabelecimento da nossa condição hídrica”, garantiu o ministro.

Silveira ressaltou que a decisão foi tomada em sinergia com o órgão e com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), mas ponderou que a orientação é de responsabilidade exclusiva do MME. “Essa, especificamente, não é uma medida de governo. Quem tem que responder por ela é o ministro de Estado. Só comuniquei ao presidente (Lula) hoje pela manhã, mas é uma decisão do MME e do ministro de Estado. Às vezes há a leitura de que essa é uma decisão política, não é. É uma decisão técnica”, enfatizou.

A prática de adiantar os relógios uma hora durante os meses da primavera e do verão é adotada em diversos países e visa ao máximo aproveitamento da luz solar e, consequentemente, à redução do consumo de energia elétrica.

No Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931, em decreto assinado pelo então presidente Getulio Vargas. Ao longo dos governos que se sucederam, houve alternância entre sua aplicação ou não. A partir de 1985, o presidente José Sarney tornou o horário especial perene.

Os governos seguintes mantiveram a medida. O fim do horário de verão foi oficializado durante o governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019. A justificativa foi a avaliação de que a medida gerava uma baixa economia de energia, além dos efeitos negativos produzidos no relógio biológico da população.

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

30 minutos ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

36 minutos ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

39 minutos ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

41 minutos ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

2 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

2 horas ago