Governo de MT renova parceria com os governo da Alemanha e Reino Unido para Fase 2 do Programa REM MT

Assinatura fez parte da programação da Missão de Monitoramento do REM MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) assinou, nesta segunda-feira (15.07) com os governos da Alemanha e do Reino Unido o acordo para a execução da Fase 2 do Programa REM MT. O ato aconteceu na presença do governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta, representantes do Instituto PCI e do REM MT.

A assinatura fez parte da programação da Missão de Monitoramento do REM MT, realizada por representantes da Alemanha e do Reino Unido, que são os financiadores internacionais do Programa, que integra a Unidade de Programas e Projetos Internacionais da Sema.

Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Estado em continuar as ações em prol da preservação ambiental e parabenizou o trabalho executado pelo Programa REM MT. “Tivemos nesse ano a maior redução de toda a história no desmatamento ilegal no Estado e vamos continuar assim com essa mesma energia. Quanto ao Programa REM e aos parceiros da Alemanha e Reino Unido, muito obrigado. Temos uma equipe de pessoas muito comprometidas em aplicar bem esses recursos para preservar, produzir e também incluir os povos originários”, destacou

O Gerente do Portfólio do Departamento da América Latina e Caribe do KfW, Klaus Köhnlein, que representa o governo da Alemanha, garantiu o repasse dos recursos para a continuidade do Programa REM pelos próximos cinco anos. “Temos uma programação para trabalhar por mais cinco anos, com uma boa perspectiva e esperamos que o Estado também consiga captar outros recursos”, disse Klaus.

O evento foi aberto com uma reunião em que a Sema apresentou o que o Estado tem feito em relação ao combate de desmatamento ilegal e incêndios florestais. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) divulgou os resultados do Programa SER Família Indígena. Os projetos de desenvolvimento sustentável no Estado foram apresentados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O secretário de meio ambiente em exercício, Alex Marega, destacou que a missão de monitoramento do programa REM MT com a participação do kfW junto com Reino Unido está fazendo um panorama geral sobre tudo o que ocorreu nos últimos anos com a realização da primeira fase do programa REM. “Estamos aqui já vislumbrando tudo que será feito com relação à segunda fase que se inicia agora. O Programa REM para é uma vitrine e mostra tudo que o Estado pode fazer quando recebe esse apoio internacional. E que possamos fazer muitas outras parcerias”.

Programa REM

O Programa REM MT já atendeu 144 organizações sociais, incluindo 114 associações ou cooperativas. Entre os beneficiados estão 603 aldeias, onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses e mais de 30 mil pessoas foram atendidas.

*Com informações do REM MT

mtmais

Recent Posts

MT tem a maior taxa de prevalência de hanseníase do país I MT

Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…

17 horas ago

Combate à fome e financiamento para ações climáticas serão legado, diz Ministro

A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…

17 horas ago

As experiências de outros países com jornada de trabalho reduzida

O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…

18 horas ago

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em Terra Indígena I MT

O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…

18 horas ago

Audiência pública é marcada por ato de reconhecimento do corredor biocultural do rio Paraguai

O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…

18 horas ago

Botelho recebe embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e ressalta potencial agropecuário de MT

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…

18 horas ago