[ad_1]
Um grupo de cerca de 150 estudantes de 12 a 14 anos viajou a Brasília, nesta quinta-feira (26.10), para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A viagem é custeada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também organizou as seletivas regionais e estaduais da competição escolar, que definem os atletas e equipes campeãs mato-grossenses.
Dividida em blocos de modalidades, a competição nacional é realizada de 27 de outubro a 8 de novembro. Esse primeiro grupo de atletas disputa nas modalidades de atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, vôlei de praia e xadrez.
Os próximos grupos saem de Cuiabá nos dias 2 e 4 de novembro para competir nas modalidades de taekwondo, badminton, ciclismo, handebol, natação, ginástica artística, voleibol, tênis de mesa e wrestling.
Ao todo, serão 269 estudantes oriundos de escolas públicas e privadas de diversos municípios mato-grossenses, entre eles Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Sapezal, Sorriso e Várzea Grande.
A participação do Estado é coordenada pela Secel, em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE). A Secretaria Estadual também é responsável pela chefia da delegação mato-grossense.
“Depois de realizamos as seletivas regionais e estaduais, chegamos agora a essa grandiosa logística, levando nossos jovens atletas, que se consagraram campeões estaduais, para representar o Estado. Estamos muito felizes em fazer parte desse momento e contribuir para o futuro do esporte em Mato Grosso”, enfatizou o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
Realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com o apoio do Governo Federal, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) promovem disputas esportivas entre de atletas de 12 a 14 anos matriculados em instituições de ensino públicas e privadas. Em 2023, o evento terá a participação de mais de 6 mil estudantes representando todos os Estados do país e do Distrito Federal.
Classificatória para o Sul-Americano que acontecerá no Chile, em dezembro, os Jogos Brasileiros abrangem competições em 17 modalidades e todas terão participação de estudantes-atletas nas categorias masculinas e femininas.
As competições ocorrem em diferentes locais de Brasília, incluindo o Centro Interescolar de Esporte (CIEF), Universidade de Brasília (UnB), Associação Atlética do Banco do Brasil, Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, Instituto Federal de Brasília, Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, dentre outros.
A abertura oficial do evento será na sexta-feira (27.10), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Toda a programação pode ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo pelo canal de YouTube CBDEBrasil.
[ad_2]
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…