Categories: MAIS MT

Governador vai a Brasília viabilizar licenças para asfalto pedido por Raoni

Mauro Mendes atendeu pedido de indígenas do Xingu; obra precisa de autorização federal

O governador Mauro Mendes anunciou que irá a Brasília, na próxima semana, para viabilizar licenças e autorizações para o asfaltamento de trecho da MT-322, que liga a região Norte de Mato Grosso ao Araguaia. A obra é um pedido do cacique Raoni Metuktire – referência na luta pelos direitos indígenas e pela preservação ambiental.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20.01), durante reunião com lideranças indígenas, prefeitos e deputados da região. O asfalto passa pela região do Parque Indígena do Xingu e da terra indígena Marãiwatsédé.

O cacique Raoni comemorou o anúncio e relembrou que há muito tempo vem pedindo essa obra, para que o asfalto chegue “até à beira do rio”.

“Essa obra não é para mim, e não é para o governador. É para todos nós. Todos querem o asfalto ali dentro. Os indígenas, os caminhoneiros, as pessoas que usam essa estrada. Estamos aqui para dialogar e se precisar ir até o Lula, nós vamos. Queremos esse asfalto”, afirmou.

“Os indígenas estão muito preocupados com a situação da estrada, que está intransitável e causando grandes transtornos a eles e a todos que vivem naquela região e precisam se deslocar do norte de Araguaia até a região norte ali da BR-163”, relatou o governador.

Mauro ressaltou que já havia se comprometido a fazer a obra e garantido os recursos para o asfalto novo. Porém, como se trata de área próxima à reserva indígena, são necessárias várias autorizações de órgãos federais – até mesmo para fazer a manutenção no trecho.

“Nós combinamos aqui duas coisas: primeiro que na próxima semana vamos nos reunir com o presidente do Ibama e da Funai para que eles autorizem o Governo de Mato Grosso a entrar dentro da reserva e fazer a manutenção dessa estrada. Número dois: vamos pedir uma delegação de competência para a Sinfra, que é a Secretaria de Infraestrutura, e a SEMA, órgão ambiental de Mato Grosso, para fazer o projeto para asfaltar”, registrou.

De acordo com o governador, se todas as autorizações foram obtidas, “no dia seguinte começamos a obra”.

“Queremos a autorização para fazer o projeto e começar o processo de licenciamento, de acordo com todas as normas ambientais  e legais dentro do Brasil. Na próxima semana eu vou à Brasília, junto com dois ou três representantes das etnias do Xingu, e mais algumas autoridades. Nós vamos conversar para dar encaminhamento prático e uma solução definitiva, para que a gente não fique todos os anos sofrendo ali com atoleiro dentro da reserva”, concluiu.

Também participaram da reunião: os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Max Russi e Nininho; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Marcelo Oliveira (Infraestrutura), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Vitor Hugo (Justiça); os prefeitos Nilmar Miranda (Peixoto de Azevedo), Bruno Mena (Matupá), Sandro Costa (São José do Xingu), Gilmar Wentz (Querência), Thiago Ribeiro (Santa Terezinha), Acácio Alves (São Félix do Araguaia); além de vereadores, caciques e outras lideranças da região.

mtmais

Recent Posts

Corpo de Bombeiros divulga gabarito preliminar das provas de seletivo para bombeiros temporários em MT

As provas ocorreram em Cuiabá e em mais 31 municípios do estado, sem nenhuma intercorrência…

18 minutos ago

Virginia Mendes agradece ação rápida da PM MT que impediu feminicídio na capital no último final de semana

Nesta segunda-feira (20.01), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Mulher,…

21 minutos ago

Lei que estabelece auxílio de R$ 1 mil às famílias atingidas por temporal é sancionada por prefeito de Cuiabá

Abilio Brunini (PL) defendeu a concessão do benefício após visitar uma dos bairros atingidos pelas…

24 minutos ago

Juíza cita brutalidade e mantém prisão de homem que agrediu gerente de supermercado com pá em MT

Danielson Martins Paiva foi preso por tentativa de homicídio. O gerente Claudio Soares dos Santos…

31 minutos ago

Polícia de MT mata um dos maiores assaltantes de bancos do país e outros 2 durante confronto

Suspeito era procurado desde 2008 e 'amplamente conhecido' pelas forças de segurança nos estados da…

3 horas ago

SES realiza primeira captação de rins e córneas de 2025 em Cuiabá

Captação foi realizada no domingo (19.01), no Hospital São Mateus, em Cuiabá, e beneficiará quatro…

3 horas ago