O governador Mauro Mendes (União) defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo no Brasil. Para ele, ainda deveria ser estipulado apenas uma recondução a cargos do Legislativo.
“Tinha que ter o fim da reeleição para tudo, inclusive para Câmara e Senado, ou no máximo um limite, como tem para governador”, disse.
O tema voltou a ser discutido recentemente no Senado.
O presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse em entrevista recente que os parlamentares estão “ávidos” para discutir a reeleição no Brasil.
O governador defendeu que, no caso do caso do Executivo, poderia se estender o mandato de quatro para cinco anos, sem reeleição. E no Legislativo, que permitisse apenas uma reeleição ao mesmo cargo. Deste modo, segundo ele, acabariam com os políticos profissionais.
“Senão, o cara vai para lá e vira um profissional e fica 40 anos como parlamentar, como tem muitos casos no Brasil. Vinte, trinta ou quarenta anos, e a pessoa no mesmo cargo se utilizando dos artifícios que são comuns a política brasileira”, afirmou.
Reeleição no Brasil
A reeleição a cargos executivos no Brasil foi aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, à época do PSDB. A discussão volta ao Senado após quase 20 anos.